jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024

Uber é condenado a indenizar motorista rescindido por suposto antecedente criminal

Publicado por Andre Mansur Brandao
há 5 anos
2
0
0
Salvar


Por decisão no 3º Juizado Especial Cível de Brasília, um motorista que teve o contrato rescindido na Uber do Brasil sob a justificativa de antecedente criminal negativo, terá que ser indenizado por danos morais por não provar conduta criminosa do colaborador.

O caso

Após o motorista ser desligado do aplicativo sob alegação da existência de um crime em seu nome, o mesmo acionou a empresa na justiça, insistindo que a acusação é injusta e, assim, pediu sua reintegração à plataforma.

O motorista apresentou aos autos as certidões negativas necessárias para provar a improcedência das acusações. A empresa não apresentou documentos comprobatórios da conduta do motorista, que justificassem sua rescisão.

Visão da Justiça

Na decisão, a magistrada julgou procedente a decisão proferida em primeira instância, entretanto, a Turma Recursão preferiu reformar a decisão, destacando que a atitude da ré em atribuir antecedente criminal ao colaborador configura evidente abuso de defesa do empregador, o que corroborou para o dano moral.

A empresa deverá pagar uma indenização no valor de R4 3 mil ao empregado.

Fonte: JEC Brasília

www.andremansur.com.br

  • Sobre o autoradvogado apaixonado pela justiça!
  • Publicações404
  • Seguidores138
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações442
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uber-e-condenado-a-indenizar-motorista-rescindido-por-suposto-antecedente-criminal/783643227
Fale agora com um advogado online