jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Um dia após STF blindar Lula, Lava Jato se aproxima do assassinato de Celso Daniel

Extorsão de Ronan Maria Pinto para silenciar sobre o que sabia a respeito da morte do coordenador da campanha de Lula em 2002, faz parte da 27ª Etapa da Operação.

Publicado por Nadir Tarabori
há 8 anos
7
0
4
Salvar

Estamos há longos 14 anos de distância do misterioso e até hoje sem qualquer explicação do assassinato de Celso Daniel. Desde então, gravações esquisitíssimas foram divulgadas, com Gilberto Carvalho aconselhando Miriam Belchior, então namorada de Daniel, a desempenhar o papel de viuvinha penitente. Gilberto virou Secretário Geral da Presidência da República de Lula. Miriam se tornou Secretária Especial da Presidência, até que chegou no posto de Ministra do Planejamento. O único da turma de Santo André a a não desfrutar do poder foi o próprio Celso Daniel, então coordenador da campanha de Lula, seguido por sete testemunhas chaves que chegaram perto demais da trama.

Passado tanto tempo do assassinato do ex-coordenador da campanha de Lula em 2002, eis que a Carbono 14, elemento químico de datação e que dá nome à 27ª Etapa da Operação Lava Jato, chega às portas de resolver o assunto. Marcos Valério já havia denunciado: em 2002-2003, Ronan Maria Pinto, empresário de Santo André, teria chantageado o PT. Queria R$ 6 milhões pra ficar calado sobre o quê sabia do Caixa 2 da Prefeitura de Santo André, que teria relação direta com o assassinato de Celso Daniel. Ronan recebeu o quê queria. Aparentemente, sabia muito.

Quem coordenou o pagamento para Ronan foi o então paga tudo de Lula, o pecuarista José Carlos Bumlai. Bumlai montou uma operação de empréstimo no banco Schahin, no valor necessário para pagar Ronan. Depois a operação fraudulenta, que nunca foi paga, foi compensada com um contrato superfaturado para operação do navio-sonda Vitória. O contrato foi celebrado entre a Schahin e a Petrobras.

Caíram e estão presos na 27ª Etapa da Lava Jato, além de Ronan Maria Pinto, o ex Secretário Geral do PT, Silvinho "Land Roover" Pereira e o jornalista sujo, faz tudo de Zé Dirceu e dono do site Opera Mundi, Breno Altmann.

Já que a polícia e a Justiça de São Paulo não quiseram resolver, a Lava Jato vai lá e resolve.

Está chegando a hora em que Celso Daniel finalmente poderá repousar em paz.

É claro, desde que o STF não entenda que também este caso é de sua competência.

Fonte: Sulconnection

  • Sobre o autorConsultor Legal - Direito Estratégico -
  • Publicações112
  • Seguidores766
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1242
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/um-dia-apos-stf-blindar-lula-lava-jato-se-aproxima-do-assassinato-de-celso-daniel/318585481
Fale agora com um advogado online