jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Unidades do Ministério Público aderem ao projeto-piloto do Cadastro Nacional de Violência Doméstica

0
0
0
Salvar

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e os Ministérios Públicos dos Estados da Bahia, do Mato Grosso do Sul, do Pará, do Paraná, do Piauí, de São Paulo e do Tocantins aderiram ao projeto-piloto do Cadastro Nacional de Violência Doméstica, cuja apresentação do sistema ocorreu na última quinta-feira, 7 de julho, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília.

O sistema foi apresentado pela Secretaria de Tecnologia da Informação do CNMP durante reunião do Grupo de Trabalho do Cadastro Nacional de Violência Doméstica, vinculado à Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

Durante o encontro, convocado pelo coordenador da Enasp e conselheiro do CNMP, Esdras Dantas de Souza, foram apresentados, entre outros assuntos, os formulários de pesquisa e as formas de cadastramento. Na oportunidade, membros dos MPs fizeram diversas sugestões de informações que devem constar no sistema.

Além de servidores do CNMP e do MPDFT, participaram da reunião os promotores de Justiça Thiago Pierobom (MPDFT), Márcia Teixeira (MP/BA), Mariana Bazzo (MP/PR), Francisco Lima (MP/PI) e Valéria Scarance (MP/SP).

Resolução do CNMP
O Cadastro Nacional de Violência Doméstica foi instituído pela Resolução CNMP nº 135/2016, cuja proposta foi iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais. A resolução dá concretude ao disposto no artigo 26, inciso III, da Lei nº 11.340/2006, que estabelece competência ao Ministério Público para cadastrar os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher

No segundo semestre deste ano, as unidades do Ministério Público serão informadas, por meio de ofício-circular, sobre como iniciar a alimentação do cadastro.

Leia mais sobre o assunto
Cadastro Nacional de Violência Doméstica: preenchimento começa no segundo semestre

CNMP promove oficina sobre a implantação de cadastro de violência doméstica

Cadastro Nacional de Violência Doméstica passa a ser responsabilidade da Enasp

Cadastro Nacional sobre violência doméstica é criado

Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

  • Publicações2231
  • Seguidores57
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações28
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/unidades-do-ministerio-publico-aderem-ao-projeto-piloto-do-cadastro-nacional-de-violencia-domestica/369945235
Fale agora com um advogado online