jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Valeo assina TAC para cumprir jornada prevista na lei

0
0
0
Salvar

A empresa Valeo Sistemas Automotivos Ltda., de Itatiba (SP), firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas para regularizar a jornada de trabalho de seus funcionários nas unidades de Climatização e Térmico da indústria.

De acordo com investigações do MPT, a empresa vinha submetendo trabalhadores a jornadas excessivas, sem conceder o repouso devido e os limites de horário previstos na lei.

Em um caso específico, uma funcionária da empresa usufruiu de apenas um dia de folga no mês, segundo consta da folha de ponto.

O procurador Bernardo Leôncio Moura Coelho propôs o acordo para que a Valeo se abstenha de exigir, ou sequer tolerar, a assinatura de Norma Coletiva prevendo jornada acima de 10 horas.

A empresa se comprometeu a conceder aos seus empregados descanso semanal de 24 horas consecutivas, intervalo para alimentação e descanso mínimo de 11 horas entre duas jornadas.

O MPT concedeu o prazo de 60 dias para regularização e exigiu a apresentação de todos os cartões-ponto referentes aos meses que representam o início do cumprimento.

Se a Valeo descumprir as cláusulas do TAC pagará multa de R$ 1 mil por empregado, a cada constatação de irregularidade.

O acordo atinge uma população de 900 trabalhadores.

  • Publicações1259
  • Seguidores43
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações84
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/valeo-assina-tac-para-cumprir-jornada-prevista-na-lei/1651437
Fale agora com um advogado online