Varejo espera faturar mais no Dia dos Namorados
Tweet São Paulo - Na esteira do Dia das Mães, quando as vendas do comércio um aumento de 12,4% nas vendas, o Dia dos Namorados também promete bater recorde de negócios. O otimismo entre os empresários é maior dos últimos cinco anos.
Segundo pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados, 2011, 57% dos principais executivos do varejo nacional esperam aumentar seu faturamento.
Esta é a maior parcela de otimistas para o Dia dos Namorados desde 2006, quando essa data foi avaliada pela primeira vez. Já para 30% dos empresários esperam manter o faturamento verificado no ano passado e 13% acreditam em queda. Para o assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, a cada ano, o Dia dos Namorados vai assumindo maior representatividade para o varejo e está cada vez mais próximo do Dia das Crianças, que é a 3ª melhor data.
Os pequenos negócios são os menos otimistas. Na abordagem por porte, 75% das grandes empresas do varejo apostam em crescimento do faturamento na data, na comparação com 2010. Nessa mesma direção, são 65% dos entrevistados na média empresa e 57% nas pequenas.
A grande empresa tem um sortimento maior de produtos. Além disso, condições melhores de financiamento ao consumidor. No cenário econômico atual, onde temos crédito caro e consumidor endividado, a pequena empresa, que é dependente de capital de terceiros, não consegue repassar os juros e, por isso, tem menos fôlego de financiamento, diz o economista.
É exatamente isso que mostra a pesquisa. Neste Dia dos Namorados, 46% das vendas serão à vista e 54% a prazo. Na mesma data de 2010, esta relação era 51% e 49%, respectivamente. No que diz respeito ao valor do presente, a maior parte dos consumidores (66%) deverá gastar até R$ 100. Chama a atenção, na comparação com o Dia dos Namorados 2010, que os presentes que serão mais ofertados este ano têm uma ampla possibilidade de preços, tais como roupas, sapatos e acessórios; perfumaria e cosméticos e chocolates e doces.
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2011 entrevistou 1.015 empresas, em todo o Brasil, e foi a campo de 9 a 16 de maio deste ano.
Dicas
A Serasa Experian lançou recentemente o programa Sonhos Reais em que dá dicas para que os consumidores tentem saldar suas dívidas. Segundo Almeida, a inadimplência do consumidor impacta principalmente as pequenas empresas. O grande problema da inadimplência para as MPE é que elas não se autofinanciam e não têm condições de obter longos prazos de financiamento com fornecedores e bancos. Com isso, sem receber do cliente fica difícil manter o negócio.
Entre as dicas da Serasa para o consumidor está a organização das contas. Muitos consumidores não sabem quanto e onde devem. É preciso separar todas as dívidas. O próximo passo é a renegociação com a empresa. Quando compram de pequenos negócios, a renegociação é mais fácil.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae