jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Veículos BMW e Toyota passam por recall

BMW modelos 430i Cabrio Sport e Toyota Hilux e SW4 apresentaram problemas no airbag

há 7 anos
0
0
0
Salvar

Brasília, 25/04/17 -A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública informa que a BMW DO BRASIL LTDA. protocolou campanha de chamamento dos veículos BMW 430i Cabrio Sport, em razão da possibilidade de mau funcionamento do módulo de airbag, com risco de não abertura em caso de colisão. De acordo com as informações prestadas pela BMW do Brasil, a campanha teve início em 19 de abril de 2017, abrange cinco veículos, importados, produzidos entre 21 e 29 de setembro de 2016, cujos chassis são: 5G87814, 5G87862, 5G87863, 5G87865, 5G87875. Os veículos estão distribuídos nos estados de Alagoas (1), Pernambuco (1), Paraná (1) e São Paulo (2).

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a BMW informou ter detectado a "possibilidade destes veículos apresentarem mau funcionamento do módulo lateral dianteiro do airbag, devido ao desenvolvimento em desacordo com as especificações necessárias. Caso manifestada a falha, é possível que os airbags laterais dianteiros não sejam ativados em uma colisão" .Nessa condição, "não se descarta a possibilidade de ocorrência danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à BMW, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para recall, 0800 019 7097, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública – justiça.gov.br.

Toyota

A TOYOTA DO BRASIL LTDA. também protocolou campanha de chamamento dos veículos Toyota, modelos Hilux e SW4, em razão da possibilidade de rompimento inadequado do airbag em caso de colisão, o que pode provocar a dispersão de fragmentos de metal do deflagrador juntamente com a bolsa do airbag.

De acordo com as informações prestadas pela Toyota, a campanha terá início do atendimento em 19 de junho de 2017 e abrange 176.866 automóveis, fabricados no período de outubro a dezembro de 2014 e colocados no mercado de consumo com numeração de chassi não sequencial compreendida entre os intervalos 8AJCX32G*B2000837 a 8AJZX62G*F5008366.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Toyota destacou ter constatado que "os veículos em questão são equipados com um sistema de airbag do motorista que contém uma peça denominada 'deflagrador', na qual se constatou a degradação de um componente químico após longos períodos de exposição do veículo a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade". Desse modo, "no caso de colisão frontal que provoque a deflagração da bolsa do airbag, aumentando o risco de danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais ao motorista e aos demais ocupantes do veículo".

Mais informações podem ser obtidas junto à Toyota, por meio do telefone 0800 703 0206 ou pelo site www.toyota.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública – justiça.gov.br.

  • Publicações7213
  • Seguidores624104
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veiculos-bmw-e-toyota-passam-por-recall/451468811
Fale agora com um advogado online