jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024

Veja 10 vantagens de prestar concursos para cargos de nível fundamental

há 8 anos
13
0
4
Salvar

Atualmente, os concursos públicos são uma opção de carreira bastante conhecida, mas não era assim há alguns anos, quando somente uns poucos – em geral quem já tinha familiares servidores – tinham alguma noção dessa possibilidade e de como funcionava. Eram conhecidos os concursos para o Banco do Brasil, para a Receita Federal e para juiz, basicamente.

Apesar disso, ainda hoje há oportunidades que pouca gente conhece e, por isso, não se preparara para aproveitar. É o caso dos concursos para nível fundamental. Alguns cargos aceitam mesmo a escolaridade incompleta. Além de oferecer as mesmas vantagens de outros concursos – segurança e bom salário (comparado à iniciativa privada, para o mesmo nível de escolaridade), acontecem com uma frequência talvez até maior do que concursos para outras formações. Num momento de baixa empregabilidade no país, vale conferir os detalhes.

1 – Onde estão as vagas?

Em geral, os concursos para quem tem nível fundamental são oferecidos pelos municípios: prefeituras e câmaras municipais.

2 – Cargos mais comuns

Auxiliar de serviços gerais

Motorista

Telefonista

Merendeira

Vigilante

3 – Remuneração

Os salários variam na faixa de R$ 1.000 a R$ 1.500, podendo chegar a mais, se incluídos todos os benefícios.

4 – Carga horária de trabalho

A duração do trabalho varia entre 30, 35 ou 40 horas semanais.

5 - Idade

O candidato deverá ter 18 anos completos para assumir o cargo, mas pode fazer a inscrição e a prova com menos idade. De modo geral, não há limite máximo de idade, exceto o da aposentadoria obrigatória (70 anos para quase todas as carreiras).

6 – Outras exigências

O candidato vai passar por exames médicos e deverá estar em boas condições de saúde.

Além disso, deve ler o edital do concurso com atenção, para ter certeza de que possui todos os requisitos.

7 – Matérias cobradas e tipo de prova

As provas costumam apresentar perguntas com cinco opções de resposta, para o candidato escolher a correta. De modo geral, são 30 questões, aproximadamente.

Na maior parte dos editais, as matérias cobradas são português e matemática. Assim, o candidato pode estudar essas duas disciplinas e já adiantar boa parte do conteúdo de qualquer concurso que saia.

Pode também ser cobrada alguma matéria específica, relacionada à atividade que a pessoa vai exercer, caso seja aprovada. Por exemplo, legislação de trânsito para cargo de motorista.

Alguns concursos têm previsão de prova prática, por exemplo, para motorista e merendeira. Se for o caso, estará expresso no edital.

8 – Pouca base no estudo

O fato de o candidato achar que não lembra mais essas matérias ou que, mesmo na época da escola, não era muito bom aluno não deve fazê-lo desistir da ideia. É assim em todo tipo de concurso, mesmo nos mais complexos. Às vezes, é preciso estudar matérias nunca vistas na vida e há candidatos que tiveram de voltar aos livros depois de 10 ou 20 anos parados.

9 – Para ganhar experiência

Tudo o que se faz pela primeira vez pode assustar um pouco, por ser desconhecido. Assim, recomendamos que o candidato resolva muitas questões de concursos que já aconteceram para cargos parecidos, de nível fundamental. É fácil encontrar na internet. Essa é a melhor forma de ganhar familiaridade e segurança para o dia da prova, o que pode fazer uma grande diferença no resultado.

10 – Reprovações

Pode acontecer de a pessoa não ser aprovada logo, e isso é normal. É importante continuar estudando, para aprender mais e melhor e também para se acostumar a fazer as provas, com tempo controlado e marcação de cartão resposta.

Se esse tipo de concurso interessa a você, acompanhe a gente semanalmente e conheça as vagas oferecidas (veja aqui a lista de concursos), para ficar sabendo quando saírem as oportunidades para a sua cidade.

Você pode se perguntar como fazer para conquistar o seu lugar, passando à frente dos outros candidatos. Preparando-se de verdade, em vez de contar com a sorte. Se você tem mais de 18 anos e por qualquer motivo foi obrigado a interromper os estudos, precisa se dedicar um pouco agora, para aumentar suas chances de conquistar um emprego mais seguro. O prêmio justifica o sacrifício de voltar aos livros por alguns meses, mesmo que você tenha pouco tempo. Pode ser a chance de mudar a vida e, a partir daí, dar novos passos.

Vai estudar para concurso? Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE o e-book do QualConcurso com os "4 passos para aprovação em concursos".

Fonte: G1

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4394
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9679
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veja-10-vantagens-de-prestar-concursos-para-cargos-de-nivel-fundamental/326099468
Fale agora com um advogado online