jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Vendedor não perde comissão se o cliente cancelar a compra ou não pagar por ela

Publicado por Ponto Jurídico
há 6 anos
9
0
0
Salvar

No caso em análise, foi decidido que a empresa não pode estornar comissões por cancelamento da venda ou inadimplência do comprador.

A Telelistas S. A. e a Telemar Norte Leste S. A. terão de devolver a um vendedor os valores de comissões estornadas em decorrência do cancelamento da venda ou da inadimplência do comprador. Segundo a Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho, a jurisprudência do TST impede o estorno para evitar a transferência dos riscos da atividade aos trabalhadores.

O vendedor, contratado pela Telelistas, atuava como representante de vendas de produtos e de anúncios em listas telefônicas da Telemar. Na reclamação trabalhista, ele sustentou que a empregadora aprovava os negócios depois de análise de seu departamento de crédito. Afirmou ainda que as empresas dispunham de todos os recursos necessários para a aprovação do crédito e, em caso de inadimplência, para executar os contratos.

Leia a notícia completa.
  • Publicações1371
  • Seguidores241
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1540
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vendedor-nao-perde-comissao-se-o-cliente-cancelar-a-compra-ou-nao-pagar-por-ela/593988567
Fale agora com um advogado online