jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Veto ao PL da Bengalinha não fere separação dos poderes, diz Rosa Weber

Publicado por Consultor Jurídico
há 8 anos
0
0
0
Salvar

O veto ao Projeto de Lei do Senado 274/2015, que estendia a aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade a todos os servidores públicos, não ultrapassa os limites da relação entre os poderes Executivo e Legislativo, pois a Constituição delimita a questão. Assim entendeu a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, ao negar seguimento à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 372, ajuizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Ministra Rosa Weber entendeu que os limites da relação entre o Executivo e o Legislativo não foram ultrapassados.

Na ação, a Atricon questionava a competência da Presidência da República para vetar o PLS 274/2015, argumentando que o Executivo teria violado o princípio da separação de poderes sem apontar possível contrariedade ao interesse público. Também afirmou que o projeto não aumentaria as despesas com servidores, mas reduziria, devido à permanência de funcionários por mais cinco anos no serviço público.

Porém, a ministra afirmou que o objeto de questionamento não ultrapassa os limites da relação entre o Exe...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10992
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações105
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veto-ao-pl-da-bengalinha-nao-fere-separacao-dos-poderes-diz-rosa-weber/252910677
Fale agora com um advogado online