jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Via Legal: INSS deve pagar indenização a mulher que teve auxílio-doença negado e perdeu bebê

0
0
0
Salvar

“Gravidez não é doença”. Muitas mulheres ouvem esta frase como forma de intimidação, quando passam mal e precisam se afastar do trabalho. O Via Legal desta semana mostra que no Sul do País, uma doméstica que já havia perdido dois bebês não conseguiu o auxílio-doença do INSS. Ela foi obrigada a trabalhar e o pior voltou a acontecer. Só depois de perder o terceiro filho é que o benefício foi concedido. Diante, disso, a Justiça condenou a autarquia ao pagamento de indenização por danos morais. A reportagem é de Marcelo Magalhães.

A ousadia dos traficantes para enviar drogas a outros países não tem limites. Para esconder os entorpecentes, os criminosos usam formas que surpreendem até a polícia. O repórter Alessandro Vieira mostra que, no Nordeste, um empresário foi flagrado tentando despachar por navio, para a Nigéria, cocaína no meio de uma carga de gesso, que também é um pó branco. Ele e o sócio nigeriano foram denunciados. No Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o empresário brasileiro foi condenado.

O Via Legal fala também de uma queda de braços entre o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Enfermagem. Médicos queriam impedir que enfermeiros solicitassem exames aos pacientes. As duas categorias levaram a situação aos tribunais. Na reportagem de Roberta Nunes, você vai ver que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região entendeu que a suspensão dessas atividades pelos enfermeiros poderia colocar em risco o atendimento de pessoas carentes, que dependem de programas do Ministério da Saúde.

Para ser um bom professor é preciso ter didática, conhecimento técnico e experiência na área. Mas alguns conselhos regionais e federais exigem que o profissional tenha registro para dar aulas. Em São Paulo, um professor de tênis foi autuado e impedido de trabalhar. Mas ele não aceitou a imposição e procurou os tribunais. A repórter Letícia Lagoa conta os detalhes da decisão judicial que permitiu ao professor voltar a dar aulas. De acordo com o entendimento da Justiça Federal, assim como a Ioga, Artes Marciais, e o Boxe, no Tênis o treinador tem liberdade de atuação profissional.

O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal.

Horários de exibição do Via Legal

TV JUSTIÇA

Quarta-feira - 21h30
Sexta-feira - 11h30
Domingo - 17h30
Terça-feira - 22h30


TV CULTURA

Domingo - 6h30

TV BRASIL

Domingo - 6h

  • Publicações2833
  • Seguidores433757
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações105
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/via-legal-inss-deve-pagar-indenizacao-a-mulher-que-teve-auxilio-doenca-negado-e-perdeu-bebe/529445476
Fale agora com um advogado online