jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Villaverde destaca legado de Salvador Celia

0
0
0
Salvar

O deputado Adão Villaverde (PT) representa o PT e a bancada estadual na cerimônia fúnebre do médico Salvador Celia que será cremado na tarde desta sexta-feira (10) em Porto Alegre. Renomado psiquiatra infantil que se dedicou a estudar o desenvolvimento de bebês, Salvador Celia faleceu ontem (9) vitimado por um câncer, aos 68 anos.

"É uma perda irreparável a deste respeitado profissional que dominava as questões referentes aos cuidados com a primeira infância", disse o deputado. "Salvador Celia foi e continuará sendo aquela grande e imprescindível figura humana que deixa para todos nós um legado baseado no humanismo, na solidariedadade e na noção de uma nova sociedade embalou os sonhos de minha época".

Professor de Medicina da Ulbra e presidente do Departamento Científico (DC) de Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 1998 a 2001, defendia a ideia de que a criança que teve nos primeiros três anos de vida um vínculo afetivo seguro com os pais será mais saudável na adolescência - com mais autonomia e independência para descobrir a vida - e como adulto.

Era defensor ferrenho do aumento do período da licença-maternidade:"Uma boa interação entre o bebê e a mãe deve ser feita em mais de quatro meses", explicava. "Quanto mais tempo, mais a criança vai internalizar os afetos". E completava: "o apego seguro é a base para um desapego saudável".

Conforme o jornal Zero Hora, poucos psiquiatras gaúchos foram tão premiados no Exterior como Salvador Celia que ultimamente dando aulas também em Montevidéu e em Paris. Considerado um dos precursores da psiquiatria infantil no Estado, notabilizou-se dentro e fora do Brasil demonstrando que a saúde mental precisa ser cuidada desde os primeiros anos de vida do bebê. Não esperar pelos problemas psíquicos, mas preveni-los com o reforço dos laços afetivos entre a mãe e a criança foi um de seus grandes legados para a legião de médicos que ajudou a formar como professor.

Egresso da UFRGS, fez especialização nos EUA e voltou ao Estado para fundar o Instituto Leo Kanner, no final dos anos 70. O local tornou-se ponto de referência na especialização de psiquiatras da infância. Era neste instituto que ainda dava aulas, além da Ulbra. Médicos que acompanharam a carreira de Celia destacaram, para o jornal, sua visão comunitária da psiquiatria, colocada em prática quando comandou o Centro Vida, na zona norte de Porto Alegre. "O conceito dele de que a psiquiatria precisa ser comunitária, social, o tornou reconhecido no mundo inteiro. Era impressionante ver como era requisitado para palestras em universidades de fora, principalmente de Portugal", lembrou o psiquiatra e escritor Celso Gutfrind ao diário.

Foi ele, também, que idealizou a Semana do Bebê, realizada já há 10 edições em Gramado, e que passou a ser adotada em outras cidades.

  • Publicações65591
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações297
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/villaverde-destaca-legado-de-salvador-celia/1520935
Fale agora com um advogado online