jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Violação de direitos humanos é discutida com bispo da Prelazia do Marajó

há 9 anos
0
0
0
Salvar

Belém, 04/12/2014 – Violações de direitos humanos sofridas pela população do Arquipélago do Marajó, no Pará, foram debatidas em reunião entre o bispo da Prelazia do Marajó, dom José Luís Azcona Hermoso, e o defensor público federal-chefe em Belém, Cláudio Luiz dos Santos.

O defensor-chefe falou sobre a atuação da Defensoria Pública da União (DPU), principalmente em situações que envolvem proteção desses direitos. “A omissão do Estado é gritante frente às graves violações dos direitos humanos de que são vítimas os ribeirinhos marajoaras”.

Por sua vez, o bispo ressaltou que o Marajó corresponde a uma realidade atípica dentro do Brasil, pois ali ocorre contínua violação dos cinco primeiros artigos da Constituição de 1988, pelo menos. “Trata-se do arquipélago do abandono”, disse dom José Luís. A seu ver, a situação no Marajó é tão desesperadora que coloca em risco a própria continuação da sociedade que ali vive.

Diante do problema, o bispo declarou que não vê alternativa senão acionar a Organização das Nações Unidas (ONU) para intervir na área. Após discussões e relatos, dom José Luís declarou apoio à proposta da DPU de combate à violação de direitos humanos na região.

Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública da União

  • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
  • Publicações7651
  • Seguidores4482
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações56
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/violacao-de-direitos-humanos-e-discutida-com-bispo-da-prelazia-do-marajo/155145853
Fale agora com um advogado online