jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024

Visita ao Tribunal de Justiça Arbitral

Presidente Legislativo Vereador Luiz Dutra,visita o Tribunal de Justiça Arbitral.

1
0
1
Salvar

Por enquanto a equipe está passando por treinamento, em imóvel alugado na Rua Ceará, 1.236, bairro Universitário

O Tribunal tem por objetivo pacificar conflitos envolvendo direitos civis, do consumidor, do trânsito e da família, desafogando o Fórum Mello Viana e auxiliando o Poder Judiciário. O juiz responsável, Joviano André da Silva, explicou que o órgão é independente e pode analisar processos que ainda não foram sentenciados.

A abertura de um Tribunal só é possível com a autorização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), podendo atuar tanto em ações do Estado, quanto federais e até mesmo do Trabalho, de acordo com o novo Código de Processo Civil (CPC), alterado em 2015. A autorização é vitalícia. De acordo com o juiz, uma sentença na Justiça Arbitral não pode ser recorrida, funciona como se fosse primeira, segunda e terceira instância de uma só vez. É diferente das antigas Câmaras Arbitrais, cujas sentenças podiam ser questionadas.

  • Sobre o autorJuiz Arbitral de Minas Gerais
  • Publicações13
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações308
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/visita-ao-tribunal-de-justica-arbitral/399439275
Fale agora com um advogado online