jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Vítimas das probabilidades

Equívocos estatísticos podem levar a erros judiciais graves. Artigo da CH conta história de advogada condenada injustamente por matar os próprios filhos e aproveita para discorrer sobre o mau uso do método científico

há 10 anos
3
0
0
Salvar

Em dezembro de 1996, em Cheshire (Inglaterra), Sally Clark chamou uma ambulância para socorrer Christopher, seu filho de 11 semanas de idade, que desfalecera após ter sido posto na cama. A criança foi levada para o hospital, mas morreu pouco depois. Segundo o legista, o menino fora vítima de infecção respiratória associada à Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) ou 'morte do berço'.

A SMSL é rara e tem causas desconhecidas: bebês com menos de um ano e aparentemente saudáveis morrem subitamente. Assim, a morte de Christopher causou consternação, mas foi considerada uma fatalidade.

Em 1998, no entanto, o segundo filho de Sally, Harry, de oito semanas, morreu em circunstâncias semelhantes. O legista - o mesmo que havia examinado Christopher - notou sinais de que o bebê poderia ter sido sacudido com violência. Desconfiado, consultou suas anotações sobre a autópsia de Christopher e concluiu que sua morte poderia ter sido causada por sufocamento.

O artigo completo, publicado na revista Ciência Hoje de junho, está disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2014/315/vitimas-das-probabilidades

Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=94024

  • Publicações5
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vitimas-das-probabilidades/125343943
Fale agora com um advogado online