jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Vitória da PGE evita a remuneração retroativa sem contraprestação de serviço durante 14 anos

0
0
0
Salvar

A PGE-RS, por meio da Procuradoria junto aos Tribunais Superiores (PTS) em Brasília, obteve êxito em ação trabalhista impedindo a remuneração retroativa a 14 anos, período em que não houve contraprestação de serviço. Trata-se de mandado de segurança interposto por candidata aprovada para vaga de professora em 2000, objetivando a anulação do ato que tornou sem efeito a sua nomeação.

Ocorre que a autora prestou concurso público para a regência da cadeira de física, tomou posse e, após ter permanecido no cargo por 40 dias, foi tornado sem efeito a sua nomeação porque não apresentou o diploma que lhe conferia a qualificação legal para o exercício do cargo.

Na ocasião, o Tribunal de Justiça do Estado do RS entendeu que "a habilitação para o exercício do cargo não se completou nem mesmo antes da nomeação e posse, indevidamente conferidas". Após 14 anos desta decisão, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu recurso ordinário interposto pela autora fundamentado na ausência de observância pelo Estado da garantia constitucional inerente ao direito de defesa, porque não instaurou o processo administrativo e determinou o retorno ao cargo e a percepção de todos os direitos e vantagens que teria recebido caso o ato de anulação não tivesse ocorrido.

A PGE iniciou, então, um longo trabalho junto aos Ministros do STJ, bem como por meio da interposição de agravo regimental e embargos de declaração contra a decisão que permitia que a autora recebesse remuneração e demais direitos sem jamais ter trabalhado no referido período. "Venceu a razoabilidade na medida em que oportunizou à autora o retorno ao cargo, bem como a instauração do competente procedimento administrativo para exame de habilitação na época exigida, sem nenhum efeito financeiro", frisou a Procuradora do Estado Ivete Maria Razzera, que atuou no processo.

  • Publicações1004
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações32
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vitoria-da-pge-evita-a-remuneracao-retroativa-sem-contraprestacao-de-servico-durante-14-anos/167335497
Fale agora com um advogado online