jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Voluntários da Seccional atuam em mutirão de casos de violência doméstica em todo o DF

há 8 anos
0
0
0
Salvar

Brasília, 22/8/2016 – Com participação efetiva de advogados voluntários da Seccional da OAB/DF, a V Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, convocada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), terminou na última sexta-feira (19) com êxito nos tribunais de justiça do Distrito Federal. Ao todo, 59 advogados voluntários da Seccional atuaram em 165 casos entre os dias 15 e 19 de agosto, período em que os tribunais de Justiça de todo o país deram atenção especial às ações envolvendo casos de violência doméstica.

A vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, disse que a participação da entidade é a resposta a uma convocação histórica e que a Ordem cumpriu seu papel. “A paz da sociedade começa com a paz em casa! A OAB cumpriu o seu papel constitucional de entidade essencial à Justiça”, ressaltou Daniela Teixeira, que também elogiou o trabalho dos advogados. “Agradeço a todos e a cada um dos voluntários que trabalharam incansavelmente. Vocês engrandecem nossa casa!”.

Coordenadora do Centro Judiciário da Mulher do Distrito Federal (CMJ/DF), Luciana Lopes Rocha explicou que a Lei Maria da Penha impõe obrigatoriedade de defensor em prol dos autores dos fatos. Além disso, criou como um dos mecanismos específicos para proteger mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a imprescindibilidade de advogado, no acompanhamento da vítima, em todos atos processuais, cíveis e criminais. Situação que muitas vezes acaba demorando o andamento dos processos por conta da grande demanda e da ausência de defensores que supram essa carência.

A coordenadora do CMJ/DF elogiou a atuação da Ordem. “Parabenizo a OAB/DF pela iniciativa de celebrar parceria com Tribunal de Justiça do DF, por meio do CJM-DF, e pela participação efetiva de advogados voluntários nas audiências criminais, além da presença constante nos diversos eventos ocorridos na extensa programação desta V semana da Justiça pela Paz em Casa”.

O projeto partiu da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra, a partir de 12 de setembro, será a segunda mulher a assumir o cargo de presidente da mais alta Corte de Justiça do País. Os voluntários fizeram um curso de capacitação e o esforço foi centrado para fazer com que denúncias fossem apuradas e julgadas com maior celeridade.

Durante toda a semana, a Seccional selecionou uma coordenadora, que percorreu as regiões administrativas do Gama, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Recanto das Emas, Santa Maria, Sobradinho e Taguatinga. A advogada e uma das coordenadoras das audiências, Thayrane Silva, ressaltou o trabalho profícuo e engajado dos voluntários. “Agradeço aos voluntários. Foi um trabalho maravilhoso. Uma semana intensa. Conseguimos! Fico honrada em trabalhar ao lado de pessoas tão maravilhosas e dedicadas”.

Para uma das vítimas atendida e acompanhada pela advogada Ludmila Rabelo, na Vara de Violência Doméstica de Sobradinho, o apoio encontrado na defesa da Ordem fez o diferencial na audiência. “Eu achei importante ter esse apoio, me deu mais segurança para participar da audiência. Gostaria de agradecer a advogada que me deu essa força para passar por este momento difícil”, relatou Ângela Maria Liodoro.

Em Santa Maria, a juíza Gislaine Carneiro Campos Reis, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santa Maria, agradeceu o empenho da OAB/DF nas audiências. “O engajamento da OAB na campanha justiça pela paz em casa, com a participação de tantos voluntários com compromisso não só jurídico mas também com a dimensão humanista e social de toda a problemática que envolve a violência doméstica, é digna de aplausos!”.

Depoimentos dos voluntários:

“Fiquei muito feliz e honrada por ter participado deste mutirão. Foi de muito aprendizado. No próximo, com certeza estarei presente, contribuindo.”Advogada Yrá Lima

“Foi fantástico participar deste mutirão pela paz e desse grupo com voluntários maravilhosos.”
Advogada Alessandra Uzuelli

“Pudemos perceber o empoderamento das meninas, de 13 e 14 anos, com suas medidas protetivas nas mãos e o medo suavizando nos rostos das duas mães que acompanhamos. Com certeza, a OAB/DF, com seus advogados voluntários, fizeram a diferença nesse mutirão.”Advogada Magaly Palhares

“Nas audiências em Planaltina, fiz o atendimento de uma vítima de estupro que teve a coragem de denunciar para proteger a irmã de sete anos, que já estava começando a ser vítima desse crime hediondo. Pude ver e aprender com ela que sempre é tempo de justiça. Ela é um exemplo de coragem e força, que mesmo com a proximidade de seu algoz, estava lá, disposta a proteger a irmã. Que possamos ter mais ações como estas, que consigamos levar a efetiva justiça.”Advogada Juliana Bandeira

“Participei do Mutirão Paz em Casa com a certeza de que podemos fazer toda a diferença na vida de mulheres que independente de classe social, profissão ou crença, efetivamente passam por todo o tipo de violência. A sensação de dever cumprido ao final de um dia com mais de 17 audiências é indescritível!”Advogada Talita Lacerda

“O mutirão foi um evento que, além de ter um grande alcance social e jurídico, teve a realização pessoal de cada um dos advogados envolvidos. Acredito que a maior missão na advocacia é a paz social. Essa missão foi atingida com excelência!”
Elaine Mazzaro

Equipe que atuou na V Semana Nacional pela Paz em Casa

CoordenaçãoDaniela Teixeira
Cristina Tubino
Thayrane Silva
Elaine Mazzaro
Patrícia Zapponi
Évylin de Oliveira
Roberta Silva
Voluntários
Alessandra Uzuelli
Alexandra Moreschi
Aline Radica
Aline Silva
Arthur S Ruela
Camila Reis
Cejana Caiado
Chryssie Calvacante
Cristiana Aragão
Cristiane Damasceno
Dinalva Almeida
Glauber Nassar
Ildecer Amorim
Juliana Oliveira
Karina Aguiar Lopes
Kleyne Karenina
Leonor Ribeiro
Loyane Moreira
Luciane Gomes
Ludmila Rabelo
Madson Queiroz
Magaly A. Palhares
Márcio Almeida
Mariana Viana
Marilia Brambilia
Maxmiliam Patriota
Mikaela Minare
Nátally Oliveira
Nery Kluwe De Aguiar
Nubia Bragança
Patrícia Zapponi
Pedro França
Pedro Young
Roberta Silva
Rosangela S Felipe
Roxane Alves
Shirlei Lins
Simone Garcia
Sirleynaya Lopes
Talita Lacerda
Talita Marciel
Yra Lima

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF

  • Publicações5566
  • Seguidores45
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações101
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voluntarios-da-seccional-atuam-em-mutirao-de-casos-de-violencia-domestica-em-todo-o-df/376291183
Fale agora com um advogado online