jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Wilson Barroso é homenageado pelos desembargadores

Em sua última participação na sessão do Pleno, devido a sua aposentadoria compulsória na próxima quinta-feira, o desembargador recebeu hoje o carinho e as homenagens de magistrados, advogados e representante do Ministério Público.

há 11 anos
0
0
0
Salvar

Muito emocionado, o desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Luiz Wilson Barroso, recebeu diversas homenagens de desembargadores, advogados e representante do Ministério Público do Amazonas, durante a realização da sessão do Tribunal Pleno desta terça-feira (05), no plenário Ataliba David Antonio, na sede da instituição.

Foi sua última participação em uma sessão do Pleno antes de se aposentar no próximo dia 07, e foi acompanhada por servidores, amigos e operadores do Direito. O presidente do TJAM, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, fez um discurso em agradecimento aos 38 anos de vida dedicados à Justiça. Ele ainda ganhou flores e uma placa.

"Representa muito para o Poder Judiciário e para mim, porque fomos colegas de turma e ingressamos na magistratura em 1975, poder dirigir palavras de agradecimento ao desembargador Barroso. O ilustre colega deixará a Corte com a cabeça erguida e com a consciência tranquila, pois fielmente cumpriu sua longa e profícua carreira de magistrado com honradez e altivez. Travou permanente luta contra a injustiça, não abandonando um minuto sequer do ideal do bem julgar, incentivando no mesmo caminho os juízes mais novos que nele viam o exemplo vivo de magistrado. Futuramente sua vaga será ocupada, mas o seu lugar jamais será preenchido. Na lembrança de cada um de nós, nas dúvidas e eventuais dificuldades, haverá sempre uma cadeira a mais e nele veremos a figura do colega a nos inspirar, a impor prudência, a cobrar coragem para prevalência do Direito. Vossa Excelência sempre transmitiu a confiança e o respeito. Todos nós reconhecemos a parcela adicional construtiva da sua passagem pela Justiça amazonense e exalto a sua dignidade e postura ética", declarou, em discurso, o desembargador Moutinho, que em seguida pediu a Barroso que presidisse a sessão.

Homenagem dos magistrados

A desembargadora Socorro Guedes ressaltou a experiência de vida do desembargador Barroso, sobretudo com as pessoas mais humildes, e destacou a amizade com o vice-presidente. "Muito obrigada por tudo, principalmente por sua vida que tanto dignifica este Tribunal".

O desembargador Domingo Chalub lembrou que o conheceu ainda na Faculdade de Direito e que aprendeu a admirar o seu trabalho. "Eu tive oportunidade, como estagiário do Direito e depois como advogado, de acompanhar o respeito à pessoa humana e às leis que Vossa Excelência sempre dedicou. O servir bem. Agradeço muito por esse aprendizado".

Já o desembargador Rafael Romano destacou a contribuição do trabalho de Wilson Barroso para a evolução da Justiça amazonense, e do mesmo modo o procurador geral de Justiça do Amazonas, Francisco das Chagas Cruz, também enfatizou o compromisso dele com a sociedade e com o Judiciário. "Receba do Ministério Público do Estado do Amazonas a gratidão por ter serviço à Justiça e também à cidadania".

O desembargador Sabino Marques lembrou de alguns momentos da carreira de Barroso, situações vividas no interior e as dificuldades de levar a Justiça aos lugares mais distantes do Estado. "Não vou falar de perda porque Vossa Excelência vai sempre continuar e não é na retaguarda. Será sempre essa figura que incentiva e que os mais jovens poderão se espelhar".

O desembargador João Simões destacou a independência do desembargador Barroso no ato de julgar. "Vossa Excelência nos ensinou muito isto. Estou tranquilo para afirmar que o senhor é uma pessoa que nos dá lições de como proceder e ser um magistrado, tanto no ato de julgar, como de se portar na sociedade", disse Simões.

Já a desembargadora Carla Reis disse ser grata e ter a honra de tê-lo como exemplo na magistratura. "A sua melhor característica é a independência. Vossa Excelência não se verga, é um exemplo de magistrado digno e honrado" , afirmou Carla, acrescentando que o seu coração é leal. "Essa casa é sua. Para um magistrado de 37 anos de carreira, não tem como não ser".

A coerência foi destacada pelo desembargador Paulo Caminha e Lima. "Seu discurso sempre caminhou lado a lado com a prática e é um orgulho ter a sua amizade".

O desembargador Jorge Lins contou que a primeira vez que ouviu falar de Wilson Barroso foi através do tio, desembargador José de Jesus. "A menção dele ao seu nome fez nascer uma admiração que perdura até hoje. A sua dedicação ao Judiciário é motivo de orgulho todos nós. O desembargador Barroso será sempre lembrado, com profunda gratidão pelos bons exemplos e pelo legado que deixa na história da magistratura amazonense".

A desembargadora em exercício, Onilza Gerth, disse ter sido um privilégio ter sido juíza auxiliar de Barroso, na Vice-Presidência, e encerrou sua fala citando trecho da bíblia (Lucas 26, 36): "Que a paz esteja convosco".

Quebrando o protocolo, o advogado Elói Pinto de Andrade, com 38 anos de advocacia, também se manifestou e elogiou a atuação do vice-presidente, em nome dos advogados presentes na sessão.

Ao final, emocionado, Barroso agradeceu as homenagens, e, com a voz embargada, contou um pouco de sua trajetória na Justiça, marcada pela honestidade, ética e cumprimento das leis do País.

Nesta quarta-feira, ele presidirá a sessão das Câmaras Reunidas e se despedirá do Judiciário.

DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

Telefones

TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

Telefones

Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

  • Publicações2975
  • Seguidores143
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações344
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/wilson-barroso-e-homenageado-pelos-desembargadores/100329633
Fale agora com um advogado online