jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Xingú, Direito das minorias

há 9 anos
1
0
0
Salvar

Foi proveitoso ver que visão romanesca está sendo colocada a parte em tópicos sobre o tema:

Assevero e repito o que outrora fora escrito: a Terra não pertence ao Homem; o Homem pertence à Terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas, como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. O que ocorre com a terra recairá sobre os filhos da terra. O Homem não teceu o tecido da vida: ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo.

Deve-se escapar da concepção do “bom selvagem”, onde o índio vive em perfeita harmonia com a natureza. Estes vivem de forma diferente do ocidental, com outros costumes, crenças, tradição, organização social. Desvencilhar-se da visão romanesca possibilita assimilar o índio como detentor de direitos humanos indisponíveis, como de sua autonomia. Existem outros mais.

  • Sobre o autoradvogada,correspondente,parecerista,professora,escritora
  • Publicações8
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações51
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/xingu-direito-das-minorias/205211809
Fale agora com um advogado online