Remoção de Servidor Público em Todos os documentos

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Jurisprudência que cita Remoção de Servidor Público

  • TJ-CE - Apelação Cível: AC XXXXX20178060216 CE XXXXX-11.2017.8.06.0216

    Jurisprudência • Acórdão • 

    DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. APELAÇÃO CÍVEL EM MANDADO DE SEGURANÇA. SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL. REMOÇÃO EX OFFICIO. SENTENÇA QUE DENEGOU A SEGURANÇA PRETENDIDA. MOTIVAÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO. GENERALIDADE. AUSÊNCIA DE DEMONSTRAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO QUANDO DA REMOÇÃO DO SERVIDOR. INVALIDADE DO ATO. CONTROLE JUDICIAL. POSSIBILIDADE. PRECEDENTES DO STJ E DO TJ/CE. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. SENTENÇA REFORMADA. 1. O cerne da questão em destrame consiste em analisar a higidez de sentença de origem que denegou a segurança pretendida por entender que o ato administrativo de remoção do servidor, ora Apelante, para lotação diversa foi devidamente motivado, bem como que a prova documental produzida não se mostrou suficiente para afastar a legitimidade e a veracidade do aludido ato. 2. A remoção de servidor público pode ocorrer mediante pedido do próprio servidor ou de ofício pela Administração Pública. No que se refere a essa última hipótese, é cediço que se trata de ato discricionário da Administração, que seguindo critérios de conveniência e oportunidade, atribui nova lotação ao servidor, considerando a necessidade do serviço e a melhor distribuição dos recursos humanos para a eficiente prestação da atividade administrativa, estando respaldada no interesse público. 3. Entretanto, todo ato administrativo, em linhas gerais, ainda que discricionários, devem preencher certos pressupostos inerentes à motivação, sob pena de ser invalidado pela própria Administração Pública, ou pelo Poder Judiciário, que exercerá excepcionalmente, quando provocado, o controle de legalidade. Sob esse enfoque, pode-se concluir que a remoção é ato administrativo vinculado à exposição de seus motivos. Vale dizer, embora seja um ato discricionário da Administração, deve apresentar os motivos pelos quais demonstram o interesse público, sob pena de nulidade do respectivo ato. 4. Nessa esteira, da simples leitura do ato administrativo objurgado, é possível verificar a generalidade da motivação carreada, resultando na impossibilidade de justificar a remoção do servidor público de sua lotação de origem, uma vez que poderia ser admitida em qualquer outra hipótese, não havendo concretude do ali exposto em relação ao suplicante. 5. Ademais, em conformidade com o entendimento do colendo Superior Tribunal de Justiça, o ato administrativo exige motivação expressa, não bastando a mera necessidade ou interesse do serviço a justificar a validade do ato. Dessa maneira, a mera alusão genérica a carência de mão de obra não constitui motivação suficientemente apta a ensejar a remoção do servidor sem a devida demonstração de interesse concreto por parte da Administração Pública no ato combatido, o que implica em reforma da sentença de origem. 6. Em última análise, não se constatou nos autos a existência de prévio processo administrativo, tampouco que o servidor tenha participado dele, com critérios bem definidos e transparência dos atos, harmonizando-se, assim, aos princípios constitucionais da isonomia, da impessoalidade e da publicidade, aos quais está vinculada a conduta do administrador. 7. Recurso conhecido e provido. Sentença reformada. Segurança concedida. ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível n. XXXXX-11.2017.8.06.0216, em que são partes as acima relacionadas, acordam os Desembargadores que compõem a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, por unanimidade de votos, em conhecer do recurso e em dar-lhe provimento, nos termos do voto da eminente Relatora, parte integrante deste. Fortaleza (CE), 13 de setembro de 2021.

  • STJ - AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL: AgInt no AREsp XXXXX MA XXXX/XXXXX-0

    Jurisprudência • Acórdão • 

    ADMINISTRATIVO. AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. REMOÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL. ART. 36 , III DA LEI 8.112 /1990. GENITOR EM ESTADO GRAVE DE SAÚDE. A DEPENDÊNCIA FAMILIAR NÃO PODE SE RESTRINGIR TÃO SOMENTE A FATORES ECONÔMICOS. GARANTIA CONSTITUCIONAL DE PROTEÇÃO À SAÚDE E À FAMÍLIA. REQUISITOS AUTORIZADORES DA REMOÇÃO POR MOTIVO DE SAÚDE DO SERVIDOR OU DE SEUS DEPENDENTES RECONHECIDOS PELA CORTE DE ORIGEM. AGRAVO INTERNO DO ESTADO DO MARANHÃO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. 1. O fato de não constar no assentamento funcional da Servidora seu genitor como dependente econômico não pode ser um fator impeditivo para sua remoção, uma vez que a dependência familiar não pode se restringir somente a aspectos econômicos, devendo levar em consideração outros fatores, tais como a gravidade da doença, a necessidade de acompanhamento, bem como o sofrimento psicoemocional que envolve tanto o Servidor quanto seu dependente. 2. Agravo Interno do ESTADO DO MARANHÃO a que se nega provimento.

  • TJ-MG - Remessa Necessária-Cv XXXXX10791257001 MG

    Jurisprudência • Acórdão • 

    EMENTA: REEXAME NECESSÁRIO - MANDADO DE SEGURANÇA - REMOÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO- ATO ADMINISTRATIVO - MOTIVAÇÃO - AUSÊNCIA - ILEGALIDADE - RECONHECIDA. 1. A remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. 2. A motivação é requisito indispensável aos atos administrativos, sendo certo que a falta de especificação ou o apontamento inadequado da causa que determina a remoção de servidor público torna o ato flagrantemente ilegal.

Modelos que citam Remoção de Servidor Público

  • Remoção servidor público federal.

    Modelos • 09/07/2019 • Jose Rodrigues Ferreira Junior

    (NOME), (QUALIFICAÇÂO), vem à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, ao final assinado, propor AÇÃO PARA REMOÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO C/C TUTELA DE URGÊNCIA , com fulcro no 36 seguintes... SERVIDOR PÚBLICO . REMOÇÃO . ENFERMIDADE DA GENITORA IDOSA. LEI N. 8.112 /90. POSSIBILIDADE. SITUAÇÃO FÁTICA CONSOLIDADA. PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL À FAMÍLIA E AO IDOSO. PRECEDENTES DESTE TRIBUNAL. 1... e submetida ao Regime Jurídico estabelecido pela Lei 8.112 /90, que rege os servidores públicos civis da União, desde (especificar o ano)

  • [Modelo] Mandado de segurança Servidor Público

    Modelos • 29/04/2017 • José Francisco Luz

    II-DOS FATOS O impetrante é servidor público municipal aprovado em processo seletivo simplificado no ano de 2013... AO JUÍZO CÍVEL DA COMARCA DE GOIÂNIA MARCOS, brasileiro, servidor público municipal, estado civil, portador da cédula de identidade, expedida, inscrito no CPF, endereço eletrônico, residente e domiciliado... Entre os meses de janeiro e julho de 2016, ocorreram diversos movimentos grevistas pelo Sindicato dos Servidores Públicos do município de Goiânia/GO, sendo que a administração pública municipal decidiu

  • Parecer sobre Remoção de Servidor Lei 12.527/11, LC 04/90 e Port 63/17 da Defesa Agropecuária de MT.

    Modelos • 02/02/2018 • Marcelo Galvão Marques

    : REMOÇÃO – ATO DISCRICIONÁRIO - COMPETÊNCIA – LIMITES – INTERESSE PÚBLICO PRIMÁRIO – MOTIVAÇÃO – RESPEITO ÀS COMPETÊNCIAS DO CARGO - PORTARIA N. 63/INDEA/2017 - CRITÉRIOS DE REMOÇÃO DE SERVIDORES - É... em estipular critérios que admitam a remoção de Servidores para outras regiões... Reluz na Doutrina e Jurisprudência, como o Sol que ilumina as Terras Cuiabanas, que a realização de concurso público, a nomeação e lotação dos aprovados, bem como a remoção dos servidores são condutas

Peças Processuais que citam Remoção de Servidor Público

  • Petição Inicial - TRF01 - Ação com Pedido de Liminar, Visando Remoção de Servidor Público por Motivo de Saúde - Mandado de Segurança Cível

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2019.4.01.3900 em 31/05/2019 • TRF1 · Comarca · Belém, PA

    de servidor público por motivo de saúde , em face do SR... O Requerente é professor, servidor público, casado, e com filho... II - DO FUNDAMENTO LEGAL O direito de remoção do servidor público, encontra amparo na s leis que regem o funcionalismo público, e pelo art. 226 da CF/88, garante proteção especial e privilegiada à entidade

  • Petição Inicial - TRF01 - Ação de Concessão de Remoção de Servidor Público - Procedimento Comum Cível - contra Universidade Federal do Oeste do Pará

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2021.4.01.3902 em 06/09/2021 • TRF1 · Comarca · Santarém, PA

    REMOÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL. ART. 36, III DA LEI 8.112/1990. GENITOR EM ESTADO GRAVE DE SAÚDE. A DEPENDÊNCIA FAMILIAR NÃO PODE SE RESTRINGIR TÃO SOMENTE A FATORES ECONÔMICOS... SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL. REMOÇÃO A PEDIDO. DOENÇA DE DEPENDENTE. ÓRGÃOS INTEGRANTES DA JUSTIÇA ELEITORAL. POSSIBILIDADE. 1... SERVIDOR PÚBLICO. REMOÇÃO POR MOTIVO DE DOENÇA DO CÔNJUGE. CONFIRMAÇÃO PELO TRIBUNAL DE ORIGEM. SÚMULA 7 /STJ. 1. No que tange ao art. 36, inc

  • Petição Inicial - TJMG - Ação de Concessão de Remoção de Servidor Público - [Cível] Procedimento do Juizado Especial da Fazenda Pública - contra Estado de Minas Gerais

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2022.8.13.0114 em 20/06/2022 • TJMG · Comarca · Ibirité, MG

    A remoção dos servidores públicos do Estado de Minas Gerais encontra-se prevista na Lei Estadual nº 869/52, vejamos: " Art. 80 - A remoção, que se processará a pedido do funcionário ou ex-officio, dar-se-á... DE SERVIDOR PÚBLICO em face de ESTADO DE MINAS GERAIS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP) , pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ sob o nº. , com endereço na... público

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