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Jurisprudência que cita Doação para Campanha Eleitoral

  • TSE - RECURSO ESPECIAL ELEITORAL: REspEl XXXXX BRUSQUE - SC

    Jurisprudência • Acórdão • 

    ELEIÇÕES 2020. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL. PREFEITO E VICE–PREFEITO. ABUSO DO PODER ECONÔMICO. INDEVIDA VINCULAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA À CAMPANHA ELEITORAL. COMPORTAMENTOS SUCESSIVOS DESAUTORIZADOS PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ADI 4.560. ILÍCITO CONFIGURADO. SUBSTANCIAL TRANSGRESSÃO À IGUALDADE DE CHANCES ENTRE OS CANDIDATOS. GRAVIDADE DEMONSTRADA. PROCEDÊNCIA DA AIJE. ART. 22 , XIV , DA LC 64 /90. RECONHECIMENTO DA INELEGIBILIDADE. CASSAÇÃO DOS DIPLOMAS. AGRAVO REGIMENTAL PROVIDO. 1. A ordem constitucional vigente, considerando entendimento firmado pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL no julgamento da ADI 4.650 , revela–se absolutamente hostil à participação de pessoas jurídicas no processo eleitoral, de modo a inibir que a formação da vontade popular e o resultado das eleições sofram indevida influência do poder econômico decorrente da atuação de entes empresarias. 2. Na relação entre o poder econômico e a preservação da regularidade do processo democrático, "o grande desafio da Democracia representativa é fortalecer os mecanismos de controle em relação aos diversos grupos de pressão, não autorizando o fortalecimento dos ¿atos invisíveis de poder', que tenham condições econômicas de desequilibrar o resultado das eleições e da gestão governamental" ( ADI 5.394 , Rel. Min. ALEXANDRE DE MORAES, Pleno, DJe de 18/2/2019). 3. A orientação jurisprudencial do TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL é firme no sentido de que "a caracterização do abuso do poder econômico resulta do excesso de aproveitamento da capacidade de geração de riqueza, apto a desequilibrar o pleito eleitoral, em benefício de candidato" (RO XXXXX–35, Rel. Min. SÉRGIO BANHOS, DJe de 12/11/2020). 4. Caso concreto em que, a partir da sucessão de comportamentos atribuídos, verifica–se a existência de modus operandi comum nas redes sociais, iniciado no período crítico de campanha, que, por meio do emprego de logomargas e da estrutura das lojas Havan, evidencia uma estável atuação da pessoa jurídica no processo eleitoral, tendo em vista a participação na estratégia organizada visando a "esvaziar" as candidaturas adversárias e a obter apoios aos candidatos Recorridos. 5. A possibilidade de empresários, tal como qualquer cidadão, participarem da disputa eleitoral e manifestarem apoio a candidatos não autoriza que o legítimo exercício da liberdade de expressão se converta na atuação dos próprios entes empresariais na campanha eleitoral. 6. A plena possibilidade jurídico–constitucional de empresários apoiarem candidatos não pode confundir–se com a prática de reiterados comportamentos – revestidos de ilicitude – que, por meio de ostensiva utilização de logomarca, estrutura e/ou funcionário, culmine por estabelecer nítido vínculo associativo entre pessoas jurídicas e determinados candidatos. 7. Autorizar que empresas e candidaturas estabeleçam, durante a campanha, íntima e estável vinculação, com exploração, perante o eleitorado, do poder econômico de que dispõem os entes empresariais, significa repristinar, por via oblíqua, o modelo que precedeu o julgamento da ADI 4.650 , subvertendo a ordem constitucional e, consequentemente, tornando o processo eleitoral suscetível a sofrer interferências do poder econômico, em claro prejuízo à igualdade de chances entre os candidatos. 8. Os comportamentos retratados nos autos revelam evidente situação do abuso do poder econômico, modo que a transgressão à jurisprudência do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, representada pela utilização da estrutura das Lojas Havan na campanha eleitoral, legitima a formulação de acentuado juízo de reprovabilidade, considerando a substancial violação aos bens jurídicos tutelados pelas normas que regem o processo eleitoral, notadamente no que se refere à igualdade entre os participantes do pleito. 9. Agravo Regimental provido, para DAR PROVIMENTO ao Recurso Especial, a fim de julgar procedente a AIJE e, em consequência: i) reconhecer a inelegibilidade de todos os Recorridos para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes ao pleito de 2020; ii) determinar a cassação dos diplomas do Prefeito e Vice–Prefeito do município de Brusque/SC, com comunicação ao TRE/SC para imediato cumprimento.

  • TRE-RS - Recurso Eleitoral: RE 4730 CANOAS - RS

    Jurisprudência • Acórdão • 

    Recurso. Representação. Doação para campanha eleitoral acima do limite legal. Pessoa Física. Art. 23 da Lei n. 9.504 /97. Eleições 2014. Sentença que julgou procedente a representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral por doação para campanha eleitoral acima do limite legal, condenando o demandado ao pagamento de multa. As doações realizadas por pessoas físicas ficam limitadas a dez por cento dos rendimentos brutos auferidos no ano anterior ao da eleição. Previsão legal que estabelece limites de caráter objetivo, sendo irrelevante perquirir a respeito de abuso do poder econômico, da potencialidade lesiva da conduta ou da aplicação dos postulados da razoabilidade ou proporcionalidade. Identificada a ilicitude da doação, deve ser imposta a sanção prevista no art. 23 , § 3º , da Lei das Eleicoes . Impossibilidade de se reduzir o quantum da penalidade, já aplicada no patamar mínimo legal. Provimento negado.

  • TRE-RS - Recurso Eleitoral: RE XXXXX20156210171 CANOAS - RS 4730

    Jurisprudência • Acórdão • 

    Recurso. Representação. Doação para campanha eleitoral acima do limite legal. Pessoa Física. Art. 23 da Lei n. 9.504 /97. Eleições 2014. Sentença que julgou procedente a representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral por doação para campanha eleitoral acima do limite legal, condenando o demandado ao pagamento de multa. As doações realizadas por pessoas físicas ficam limitadas a dez por cento dos rendimentos brutos auferidos no ano anterior ao da eleição. Previsão legal que estabelece limites de caráter objetivo, sendo irrelevante perquirir a respeito de abuso do poder econômico, da potencialidade lesiva da conduta ou da aplicação dos postulados da razoabilidade ou proporcionalidade. Identificada a ilicitude da doação, deve ser imposta a sanção prevista no art. 23 , § 3º , da Lei das Eleicoes . Impossibilidade de se reduzir o quantum da penalidade, já aplicada no patamar mínimo legal. Provimento negado.

Modelos que citam Doação para Campanha Eleitoral

  • Defesa Eleitoral - Doação acima do limite legal

    Modelos • 10/07/2018 • Edmilson Pereira Lima

    e; (iv) necessidade de implementação do efetivo contraditório e da ampla defesa no processo eleitoral que se discuta a natureza da doação, para fins de subsunção na inelegibilidade da alínea p, inciso... Desse modo, requer a expedição de ofício à Receita Federal para que informe os detalhes da doação, bem como a intimação do candidato GUSTAVO HENRIQUE para que se manifeste nestes autos... No tocante, ao doador GUSTAVO HENRIC COSTA o representado desconhece tal doador e jamais realizou qualquer doação para o mesmo

  • Recurso Eleitoral

    Modelos • 05/07/2018 • Leonio Almeida

    Ademais, os Tribunais Regionais Eleitorais, tem sedimentado o entendimento de que tais impropriedades não são suficientes para o comprometimento e a reprovação das contas de campanha... DOAÇÃO ESTIMÁVEL. UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS DE TERCEIROS. AUSÊNCIA DE RECIBO ELEITORAL E DE DOCUMENTO COMPROBATÓRIO DA PROPRIEDADE DE VEÍCULO. NOTAS FISCAIS VENCIDAS E SEM VALIDADE... comprobatório da propriedade de veículo cedido, sendo de pequena monta a doação estimável. 3

  • Contrato de Locação de Veículo para Campanha Eleitoral

    Modelos • 06/05/2020 • Thayser Schneider

    Chassi 0000, para divulgação de campanha eleitoral do (a) CANDIDATO (A) transportando materiais de campanha e apoiadores remunerados e/ou voluntários... Melhor fazer doação de serviços de motorista a parte... Atenção na clausula de doação de serviços de motorista, se houver no contrato, especificar os dados do motorista, mas isso vincula o carro a um único motorista e não esquecer de emitir recibo eleitoral

Peças Processuais que citam Doação para Campanha Eleitoral

  • Relatório Final - TJSP - Ação Falsidade Ideológica - Inquérito Policial

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2020.8.26.0244 em 20/11/2020 • TJSP · Comarca · Foro de Iguape, SP

    Asseverou que, para essas doações, foi utilizado o seu número de CPF ( ), todavia jamais fez qualquer tipo de doação para campanha eleitoral... com o número de seu CPF na campanha eleitoral ocorrida no ano de 2016... Segundo Vania, ela não teria feito tais doações. Nas fls.05/10 estão acostadas cópias dessa notificação e do procedimento instaurado na promotoria de eleitoral

  • Recurso - TSE - Ação Cargo - Vereador - Prestação de Contas Eleitorais - de Eleicao 2020 Geisa Aparecida Santiago Vereador

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2020.6.16.0076 em 04/06/2021 • TRE-PR · Tribunal Regional Eleitoral do Paraná - 76ª Zona Eleitoral

    EMENTA - RECURSO ELEITORAL. PRESTAÇÃO DE CONTAS. CANDIDATO. VEREADOR. CAMPANHA. PRAZO PARA ENTREGA DE RELATÓRIOS FINANCEIROS. DESCUMPRIMENTO. AUSÊNCIA DE RECIBOS ELEITORAIS. DOAÇÃO DE SERVIÇOS... A ausência de recibos eleitorais referentes à doação de serviços prestados com contador e advogado não frustra a aferição das contas de campanha, razão pela qual não enseja a desaprovação das contas... Vejamos: Tais circunstâncias não afastam a boa-fé da candidata, aliás, demonstram que quando realizado o consumo do combustível para campanha eleitoral, esta foi devidamente informada à Justiça Eleitoral

  • Recurso - TSE - Ação Cargo - Vereador - Prestação de Contas Eleitorais - de Eleicao 2020 Geraldo dos Santos Vereador

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2020.6.02.0009 em 18/02/2021 • TRE-AL · Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas - 9ª Zona Eleitoral - Murici

    RECURSO ELEITORAL - REPRESENTAÇÃO - DOAÇÃO DE RECURSOS ACIMA DO LIMITE LEGAL - CRIAÇÃO DE JINGLE DE CAMPANHA - OBRA DE NATUREZA INTELECTUAL - PESSOA FÍSICA - APOSIÇÃO, NO RECIBO ELEITORAL, DE CNPJ - ERRO... portanto, aos parâmetros fixados pela lei para as doações provenientes de pessoas físicas. 3... A aposição, no recibo eleitoral, do CNPJ da empresa do doador compositor da canção, em lugar de seu CPF, não tem aptidão para desvirtuar a natureza de criação intelectual da doação, devendo ela obedecer

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