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Jurisprudência que cita Agente da Sucam

  • STJ - AGRAVO INTERNO NO RECURSO ESPECIAL: AgInt no REsp XXXXX MA XXXX/XXXXX-1

    Jurisprudência • Acórdão • 

    PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO. RESPONSABILIDADE CIVIL. CONTAMINAÇÃO DECORRENTE DE MANIPULAÇÃO DE INSETICIDA (DDT). DANOS MORAIS. LEGITIMIDADE PASSIVA DA UNIÃO E DA FUNASA. CERCEAMENTO DE DEFESA. ANULAÇÃO DA SENTENÇA. NECESSIDADE. RETORNO DOS AUTOS À ORIGEM PARA NOVO JULGAMENTO. 1. Cuida-se de Agravo Interno contra decisum que negou provimento ao Recurso Especial. 2. Na origem, trata-se de Ação Ordinária ajuizada por servidor da Funasa que anteriormente trabalhou na Superintendência de Campanhas de Saúde Pública. Ele pede indenização por danos biológicos e materiais que lhe teriam sido causados pelo contato prolongado com substâncias de alta toxicidade. 3. Na sentença (fls. 489-497, e-STJ), o Juiz Federal Victor Curado Silva Pereira julgou improcedente o pedido, por falta de provas de exposição a inseticidas. O acórdão recorrido deu parcial provimento à Apelação para anular a sentença e determinar o retorno dos autos ao juízo de origem para regular processamento do feito. Defende a União, em seu Recurso Especial, que o prazo prescricional para o exercício da pretensão condenatória teria início na data do fato gerador do dano, que corresponderia à da constatação do pânico gerado pelo DDT, que teria acontecido em 2002 (fl. 570, e-STJ). 4. Importante frisar aqui que, consoante a jurisprudência do STJ, em se tratando de pretensão de reparação de danos morais e/ou materiais dirigida contra a Fazenda Pública, o termo inicial do prazo prescricional de cinco anos (art. 1º do Decreto 20.910 /1932)é a data em que a vítima ficou ciente do dano em toda a sua extensão. Aplica-se, no caso, o princípio actio nata, uma vez que não se pode esperar que alguém ajuíze ação para reparar danos antes de ter ciência deles. Confiram-se precedentes: AgRg no AREsp XXXXX/SP , Rel. Ministro Humberto Martins, Segunda Turma, DJe 10/2/2016; AgRg no REsp XXXXX/SC , Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, Segunda Turma, DJe 3/9/2015 5. As instâncias ordinárias consideraram provada a contaminação do corpo do servidor pelo produto. O item II da ementa do acórdão recorrido já é suficiente para deixar isso claro: "II - Na espécie dos autos, busca-se o pagamento de indenização por dano moral, decorrente da alegada contaminação pela substância diclorodifeniltricloretano - DDT e outros produtos químicos correlatos que passaram a substituir o DDT, em virtude de exposição do autor durante o exercício de suas funções laborais no Programa do Combate de Endemias, sem o uso de equipamento de proteção individual." O acórdão concluiu corretamente que a ciência dessa contaminação é suficiente para causar sofrimento moral. 6. Por fim, destaque-se que a UNIÃO e a FUNASA têm legitimidade para ocupar o polo passivo da presente lide, pois, consoante o próprio autor admite em sua petição inicial, muito embora tenha sido admitido na função de agente de saúde pública na Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM), passou, posteriormente, a integrar o quadro de pessoal da FUNASA, em razão do disposto na Lei 8.029/1991 e no Decreto 100 /1991, e, desde o ano de 2010, o demandante foi redistribuído, ex officio, do Quadro de Pessoal Permanente da Fundação Nacional de Saúde para o Ministério da Saúde, por força da Portaria 1.659/2010. 7. Agravo Interno não provido.

  • TRF-4 - APELAÇÃO CIVEL: AC 49394 RS XXXXX-7

    Jurisprudência • Acórdão • 

    ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. AGENTE DA SUCAM. ATIVIDADE PENOSA E INSALUBRE. CONTAGEM ESPECIAL DE TEMPO DE SERVIÇO. MUDANÇA DE REGIME. - O servidor que se encontrava sob a égide do regime celestista quando da implantação do Regime Jurídico Único tem direito adquirido a averbação do tempo de serviço prestado em condições de insalubridade, na forma da legislação anterior.

  • TRF-4 - APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA: AMS 76820 PR XXXXX-0

    Jurisprudência • Acórdão • 

    ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. AGENTE DA SUCAM. ATIVIDADE PENOSA E INSALUBRE. CONTAGEM ESPECIAL DE TEMPO DE SERVIÇO. MUDANÇA DE REGIME. - O servidor que se encontrava sob a égide do regime celestista quando da implantação do Regime Jurídico Único tem direito adquirido a averbação do tempo de serviço prestado em condições de insalubridade, na forma da legislação anterior.

Diários Oficiais que citam Agente da Sucam

  • STJ 31/01/2024 - Pág. 2515 - Superior Tribunal de Justiça

    Diários Oficiais • 30/01/2024 • Superior Tribunal de Justiça

    Portanto, mesmo nos casos em que o servidor tenha sido cedido ao Ministério da Saúde para exercer as funções de agente de saúde pública, deve ser pronunciada a legitimidade da FUNASA, que sucedeu a SUCAM... de saúde tenha ingressado na Superintendência de Campanhas de Saúde Pública – SUCAM, vinculada ao Ministério da Saúde, e a partir da edição da Lei n. 8.029 /90 passou a integrar os quadros da FUNASA... (SUCAM) passou, posteriormente, a integrar o quadro de pessoal da FUNASA, em razão do disposto na Lei n. 8.029/1991 e no Decreto n. 100 /1991, e, desde o ano de 2010, o foi redistribuído, ex officio

  • STJ 20/02/2024 - Pág. 3188 - Superior Tribunal de Justiça

    Diários Oficiais • 19/02/2024 • Superior Tribunal de Justiça

    na função pública de Agente de Endemias, tendo passado posteriormente a integrar o quadro de pessoal da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, em razão da Lei nº 8.029/91 e, posteriormente, redistribuído... De fato, a jurisprudência deste Sodalício firmou-se no sentido de que "a UNIÃO e a FUNASA têm legitimidade para ocupar o polo passivo da presente lide, porquanto o agente de saúde pública na Superintendência... vinculada ao Ministério da Saúde, em 29 de novembro de 1985 para exercer a função de Agente de Saúde Pública nas áreas urbanas e rurais nos municípios do Estado do Pernambuco, em contato direto com inseticidas

  • STJ 12/03/2024 - Pág. 2910 - Superior Tribunal de Justiça

    Diários Oficiais • 11/03/2024 • Superior Tribunal de Justiça

    Portanto, mesmo nos casos em que o servidor tenha sido cedido ao Ministério da Saúde para exercer as funções de agente de saúde pública, deve ser pronunciada a legitimidade da FUNASA, que sucedeu a SUCAM... de saúde tenha ingressado na Superintendência de Campanhas de Saúde Pública – SUCAM, vinculada ao Ministério da Saúde, e a partir da edição da Lei n. 8.029 /90 passou a integrar os quadros da FUNASA... No que diz respeito à legitimidade passiva da FUNASA na presente demanda em que a parte autora integrava o quadro da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM) antes do vínculo com a Fundação

Peças Processuais que citam Agente da Sucam

  • Petição - TRF03 - Ação Ausência/Deficiência de Fiscalização - Procedimento Comum Cível - contra Fundacao Nacional de Saude e União Federal

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2022.4.03.6007 em 25/11/2022 • TRF3 · Comarca · Coxim, MS

    Observe que a alegada vinculação à SUCAM não pode prosperar, já que a FUNASA sucedeu a SUCAM em todos os seus direitos e deveres... Não se olvide do art. 14 da Lei 8.029 /1990, que extinguiu a SUCAM, é suficiente para refutar a alegação, tendo em vista que a FUNASA incorporou a SUCAM, in verbis : Art. 14... Ademais, a parte autora não fez prova de que no período que esteve vinculado à SUCAM ou à Funasa laborou com inseticidas

  • Petição - TJMA - Ação Extinção - Procedimento Comum Cível - contra Cressupe - Clube Recreativo dos Servidores da Ex-Sucam de Pedreiras e Ipanema Imoveis e Representacoes

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2020.8.10.0051 em 29/06/2021 • TJMA · Comarca · Pedreiras, MA

    Logo temos agente capaz e legitimado para o ato, sem nenhuma preterição de formalidade essencial... Provou-se que a IPANEMA IMÓVEIS E REPRESENTAÇÕES, quando citada, já havia pago diretamente ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA SUCAM DE PEDREIRAS - ASSUPE/CRESSUPE a integralidade do preço, como se prova pelos... Desse modo, DEFIRO A TUTELA PRETENDIDA, para determinar que a ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA SUCAM DE PEDREIRAS - ASSUPE/CRESSUPE se abstenha de distribuir entre os demais sócios qualquer valor correspondente

  • Manifestação - TJMA - Ação Dissolução - Procedimento Comum Cível - contra Cressupe - Clube Recreativo dos Servidores da Ex-Sucam de Pedreiras e Ipanema Imoveis e Representacoes

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2020.8.10.0051 em 28/06/2021 • TJMA · Comarca · Pedreiras, MA

    Logo temos agente capaz e legitimado para o ato, sem nenhuma preterição de formalidade essencial... Celebrou um negócio jurídico perfeito à luz do ordenamento jurídico pátrio, com todos os requisitos de validade exigidos no artigo 104 do Código Civil presentes, a saber: I - agente capaz, II - objeto... Provou-se que a IPANEMA IMÓVEIS E REPRESENTAÇÕES, quando citada, já havia pago diretamente ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA SUCAM DE PEDREIRAS - ASSUPE/CRESSUPE a integralidade do preço, como se prova pelos

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