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Jurisprudência que cita Músico Intérprete

  • TJ-PR - Apelação Cível: AC XXXXX PR XXXXX-0

    Jurisprudência • Acórdão • 

    AÇÃO ORDINÁRIA DE COBRANÇA. ECAD ESCRITÓRIO CENTRAL DE ARRECADAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DIREITOS AUTORAIS . EXECUÇÃO DE OBRAS ARTÍSTICO-MUSICAIS EM FESTIVIDADE. PROMOÇÃO DO MUNICÍPIO. LEGITIMIDADE ATIVA E PASSIVA AD CAUSAM CONFIGURADAS. QUANTUM INDENITÁRIO APURÁVEL EM LIQUIDAÇÃO POR ARTIGOS. ARTIGOS 608 E 609, DO C. P. CIVIL. 1. Se o valor dado à causa excedeu o limite legal, conhece-se de ofício da remessa necessária. 2. O autor possui legitimidade ativa para, em defesa dos titulares dos direitos autorais , atuar em juízo na condição de substituto processual, não havendo necessidade da prova de filiação por expressa disposição legal. 3. O ente público, não só teve participação e parceria na realização de eventos festivos, como também atuou em sua organização, decorrendo, daí, a sua responsabilidade financeira. 4. A prova dos autos deu conta de que os organizadores dos eventos utilizaram-se dos atrativos musicais, o que é muito comum, além de necessário, nesse tipo de espetáculo. 5. A reprodução de obras musicais em eventos que não ensejam lucro, não isenta os responsáveis pelo pagamento devido a título de direitos autorais , e mesmo não havendo cobrança de ingresso dos populares freqüentadores do evento, é possível sim verificar a existência de lucratividade indireta, não somente ao município como àqueles que veiculam a divulgação, os fornecedores da aparelhagem de som, os próprios músicos, intérpretes das obras a que se pretendem os direitos autorais . 6. A existência de prévias e complicadas tabelas não exonera o credor de indicar, de modo objetivo e compreensível, os critérios que levaram o cálculo ao resultado pretendido, até para que o devedor, querendo, possa rebatê-lo, e o Juiz analisá-lo. 7. Apelações Cíveis desprovidas. Sentença confirmada em sede de Reexame Necessário, conhecido oficialmente.

  • TRT-4 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX20205040351

    Jurisprudência • Acórdão • 

    VÍNCULO DE EMPREGO. MÚSICO. NÃO CONFIGURAÇÃO. Contexto probatório a demonstrar que a atividade era desenvolvida pelo reclamante com autonomia. Ausentes os requisitos informadores do vínculo de emprego. Mantido juízo de improcedência da ação.

  • STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp XXXXX RJ XXXX/XXXXX-9

    Jurisprudência • Acórdão • 

    RECURSO ESPECIAL. DIREITO DO AUTOR E CONEXOS. FIXAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO EM FONOGRAMA. 1. RELAÇÃO ENTRE DIREITOS DE ARTISTA INTÉRPRETE E DE PRODUTOR DE FONOGRAMA. DIREITOS CONEXOS AUTÔNOMOS CUJA EXCLUSIVIDADE É ATRIBUÍDA A CADA UM DE SEUS TITULARES. 2. OBSERVÂNCIA AO DIREITO DA PRODUTORA NÃO AFASTA O DIREITO EXCLUSIVO DO INTÉRPRETE. NECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO ESPECÍFICA PARA UTILIZAÇÃO DE OBRA PROTEGIDA. PRECEDENTES. 3. CONTRATO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL . FORMA ESCRITA. REQUISITO DE VALIDADE. 4. RECURSO ESPECIAL DESPROVIDO. 1. Recurso especial que debate a necessidade de autorização da intérprete para utilização de obra lítero-musical, reproduzida em CD, com autorização do produtor do fonograma. 2. Os direitos do intérprete e do produtor fonográfico são direitos conexos ao direito de autor, os quais conservam sua autonomia por decorrerem de atos de criação distintos, ainda que vinculados intrinsecamente à obra autoral. 3. Tratando os direitos de autor e conexos de proteção jurídica sobre bens imateriais, que não são apropriáveis ao domínio exclusivo de um único titular, a cada direito se asseguram direitos de exclusivo inseridos na esfera jurídica do respectivo titular, os quais limitam a exploração da obra, e, ainda que sobrepostos em camada, mantêm sua autonomia e exclusividade em relação aos demais. 4. A fixação de uma interpretação em fonograma não é suficiente para absorver o direito prévio do intérprete, tampouco deriva em anuência para sua reprodução sucessiva ou em cessão definitiva de todos os direitos titularizados pelo intérprete e demais titulares de direitos de autor ou conexos. 5. Os direitos do artista intérprete estão elencados nos incisos do art. 90 da Lei n. 9.610 /1998, e a disposição de cada um deles não presume a cessão dos demais, devendo-se interpretar restritivamente os contratos de cessão de direitos autorais . Precedentes. 6. O contrato de cessão de direitos autorais e conexos demanda a forma escrita como requisito de validade, nos termos do art. 50 da Lei n. 9.610 /1998. 7. A observância do direito da produtora de fonograma não afasta a violação ao direito da artista, pois eles não se confundem. 8. Recurso especial desprovido.

Modelos que citam Músico Intérprete

  • [Modelo] Direitos autorais - Contestação - direitos conexos de intérprete musical

    Modelos • 22/10/2019 • Érico Olivieri

    condição de intérprete, em conjunto com a Banda [Nome da Banda]... Os músicos profissionais para os efeitos desta lei, se classificam em: a) compositores de música erudita ou popular ; b) regentes de orquestras sinfônicas, óperas, bailados, operetas, orquestras mistas... Esclarece a autora, que sua participação como intérprete se deu a convite do representante legal da ré que ora contesta a ação, Sr

  • Ação de Reconhecimento de Direitos Autorais C/C Lucros Cessantes C/C Indenização C/C Pedido de Liminar

    Modelos • 16/11/2020 • ⚖ Bruno Lauar Scofield ⚖

    músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas... autorais do país, além de ser a única das associações vinculadas ao ECAD que trabalha com os segmentos de Artes Cênicas e Artes Visuais”. [3] O ECAD, por sua vez, é o elo que conecta compositores, intérpretes... Quem, na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de indicar ou de anunciar, como tal, o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor e do intérprete, além de responder por danos

  • (Modelo) Ação de Reconhecimento de Direitos Autorais C/C Lucros Cessantes C/C Indenização C/C Pedido de Liminar

    Modelos • 21/01/2022 • Felipe Custódio B Silva

    músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas... autorais do país, além de ser a única das associações vinculadas ao ECAD que trabalha com os segmentos de Artes Cênicas e Artes Visuais”.[3] O ECAD, por sua vez, é o elo que conecta compositores, intérpretes... Quem, na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de indicar ou de anunciar, como tal, o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor e do intérprete, além de responder por danos

Peças Processuais que citam Músico Intérprete

  • Impugnação - TRT05 - Ação Músicos Profissionais - Atord

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2021.5.05.0039 em 12/04/2022 • TRT5 · 39ª Vara do Trabalho de Salvador

    Portanto, a verba recebida não se confunde com o valor da taxa de liberação, ou seja, taxa esta pela autorização de um intérprete gravar determinada música, o valor de liberação é de livre negociação... DA MESMA RECLAMADA , abaixo: EMENTA: TRABALHISTA, MÚSICO PERCUCIONISTA ADICIONAL DE INSALUBRIDADE DEFERIDO... Inclusive fora anexada jurisprudência com a inicial de outro musico do reclamado, que inclusive laborou no mesmo período, e recebeu adicional noturno

  • Contrarrazões - TRT18 - Ação Músicos Profissionais - Rot - contra Naiara de Fatima Azevedo - Produções Artisticas

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2019.5.18.0015 em 04/03/2022 • TRT18 · 15ª Vara do Trabalho de Goiânia

    ; que a média de shows por mês era de 20 a 23; " (Grifou-se)  Testemunha Aprígio da Silva Neto "que o depoente trabalhou para as reclamadas de abril de 2018 a abril de 2020, como músico e intérprete;... Outrossim, em 03/02/2022 foi realizada perícia técnica na reclamatória trabalhista n° XXXXX-40.2020.5.18.0008 , ID b972937, onde foi confirmada a insalubridade no labor prestado pelo músico: (...)... em razão da pandemia provocada pela Covid-19, e também por ser o " mesmo período de apresentação indicado na prova oral produzida nos presentes autos, sendo razoável presumir que o reclamante, como músico

  • Razões - TRT18 - Ação Músicos Profissionais - Rot - contra Naiara de Fatima Azevedo - Produções Artisticas

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2019.5.18.0015 em 04/11/2021 • TRT18 · 15ª Vara do Trabalho de Goiânia

    (Grifou-se) • Testemunha "que o depoente trabalhou para as reclamadas de abril de 2018 a abril de 2020, como músico e intérprete; que o depoente participava, em média, em torno de 20 a 23 shows por mês... na exordial, ficou devidamente comprovada nos autos, por meio do depoimento das testemunhas, vejamos: • Testemunha "que o depoente trabalhou para a reclamada de junho de 2019 até abril de 2020, como músico... de refutar o pleito de insalubridade realizado pelo reclamante, e considerando ainda que é fato público e notório que os shows (eventos promovidos pelas Reclamadas, nos quais o Autor laborava como músico

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