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Jurisprudência que cita Aumento da Carga Tributária

  • STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp XXXXX RJ XXXX/XXXXX-4

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    RECURSO ESPECIAL. CONTRATO ADMINISTRATIVO. MODIFICAÇÃO DE ENCARGOS TRIBUTÁRIOS. ART. 65 , § 5º DA LEI 8.666 /1993. 1. Nos termos do art. 65 , § 5º , da Lei 8.666 /1993 é devido o reequilíbrio econômico-financeiro nas hipóteses de modificação da carga tributária. 2. Contudo, no caso dos autos, o acórdão recorrido consignou que o preço do contrato foi objeto de dois acordos bilaterais firmados após a vigência das alterações legislativas que promoveram a alteração dos encargos tributários. 3. O tributo foi alterado antes da apresentação da proposta dos aditivos, sem que a recorrente se insurgisse quanto à repercussão da desoneração tributária promovida pela Lei 12.701 /2012. Portanto, descabe a pretendida retroação do reajuste à data da entrada em vigor da citada modificação legislativa. 4. Recurso Especial não provido.

  • TRF-4 - APELAÇÃO CIVEL: AC XXXXX20184047200 SC XXXXX-42.2018.4.04.7200

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    DIREITO ADMINISTRATIVO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO. ALTERAÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA LIGADA DIRETAMENTE AO OBJETO DO CONTRATO. REVISÃO. ART. 65 , § 5º , DA LEI 8.666 /93. NECESSIDADE DE QUE A ALTERAÇÃO SEJA POSTERIOR À DATA DA PROPOSTA. POSSIBILIDADE. REFORMA DA SENTENÇA. RETORNO DOS AUTOS À ORIGEM. REABERTURA DA INSTRUÇÃO PROCESSUAL. NECESSIDADE DE PERÍCIA. 1. O equilíbrio econômico-financeiro do contrato administrativo a ser observado durante sua execução corresponde à correlação entre o objeto do contrato e sua remuneração originariamente prevista e fixada pelas partes, sendo irrelevante a situação subjetiva do particular para investigar o referido equilíbrio. 2. A alteração da carga tributária ocorrida após a apresentação da proposta e que repercuta diretamente no preço contratado é causa, nos termos do § 5º do art. 65 da Lei 8.666 /93, a dar ensejo à revisão dos valores, para mais ou para menos, conforme o caso, tratando-se de direito absoluto a ser observado sem que a ele sejam opostas condições não previstas em lei. 3. No caso dos autos, reconheceu-se que as alterações promovidas pela desoneração da folha de pagamento introduzida pela Lei 12.546 /11 tornou-se vigente às empresas da construção civil em momento posterior à apresentação da proposta na licitação em análise, autorizando-se, em vista disso, a revisão com fundamento no art. 65 , § 5º , da Lei 8.666 /93. 4. Diante da divergência entre as partes acerca das implicações da desoneração à manutenção das condições efetivas da proposta, faz-se necessária a reabertura da instrução processual a fim de que se designe prova pericial contábil para elucidar a controvérsia estabelecida nos autos.

  • TRF-1 - APELAÇÃO CIVEL (AC): AC XXXXX20084013400

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    ADMINISTRATIVO. CONTRATOS. OBRAS DE AMPLIAÇÃO DE AEROPORTO. MAJORAÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA DURANTE A EXECUÇÃO DO CONTRATO. PEDIDO DE ADEQUAÇÃO DO BDI. IMPREVISIBILIDADE. MANUTENÇÃO DO EQUILIBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DO CONTRATO. LEI Nº 8.666 /93, ART. 65 , § 5º. CONSTITUIÇÃO FEDERAL , ART. 37 , XXI . TERMOS ADITIVOS. QUESTÃO FISCAL NÃO APRECIADA. IRRELEVÂNCIA. EXPRESSIVIDADE DA ALTERAÇÃO DOS CUSTOS EM DECORRÊNCIA DO AUMENTO DOS TRIBUTOS. CRITÉRIO NÃO EXIGIDO PELO ORDENAMENTO JURÍDICO. APURAÇÃO DA QUANTIA DEVIDA. PROVA PERICIAL. NECESSIDADE. SENTENÇA ANULADA. 1. Os sucessivos aditamentos não versaram sobre a alteração da carga fiscal. A partir dessa premissa, defende a demandante a possibilidade de adequação do BDI à nova realidade tributária que se verificou no curso da execução contratual. 2. O § 5º do art. 65 da Lei nº 8.666 /93 dispõe que eventuais alterações de encargos tributários que repercutam nos preços contratados implicarão a revisão contratual, se posteriores à data de apresentação da proposta. 3. Os fatos que sustentam o pedido da autora ocorreram entre janeiro e junho de 1999, muito tempo após a apresentação da proposta, datada de 28 de dezembro de 1994. Os 14 (quatorze) termos aditivos pactuados durante a execução do contrato não afastam o direito da parte contratada à adequação da carga tributária, pois o marco temporal estabelecido pela Lei é a data de apresentação da proposta, não havendo qualquer ressalva quanto a termos aditivos. Referidas alterações adicionais configuram elementos de adequação da proposta inicial a situações e circunstâncias novas verificadas durante o contrato, não podendo ser caracterizadas como nova proposta. Se o termo aditivo possui natureza apenas de ajuste, não pode substituir a data da proposta como balizamento temporal para fins do § 5º do art. 65 da Lei nº 8.666 /93. 4. O termo aditivo somente afastaria a possibilidade de a contratada pleitear a conformação do BDI à nova realidade tributária se seu objeto fosse a própria revisão dos encargos fiscais. Não é essa, todavia, a hipótese dos autos. 5. A obstrução da revisão de encargos tributários majorados no curso do contrato, pela simples ocorrência de termos aditivos que trataram de questões diversas, implica a criação de mecanismo preclusivo não previsto em lei, com evidente prejuízo à parte contratada, tolhida de seu direito legítimo de manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato. O termo aditivo que tem por objeto alterações diversas, como quantitativos de material, aumento da mão-de-obra e prorrogação do prazo de entrega da obra, não pode ser interpretado como concordância tácita do contratado com distorções decorrentes do aumento da carga tributária. 6. O art. 65 , II , d , da Lei nº 8.666 /93 prevê, como hipótese de alteração dos contratos administrativos, as ocorrências supervenientes imprevisíveis, ou previsíveis, porém de conseqüências incalculáveis, que afetem seu equilíbrio econômico-financeiro, de forma a restabelecer a relação que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuição da administração. A Lei inclui a força maior, o caso fortuito e o fato do príncipe, quando configurarem álea econômica extraordinária e extracontratual. 7. Os termos aditivos firmados pelas partes não excluem a imprevisibilidade do aumento dos tributos, na medida em o momento a ser considerado é o da apresentação da proposta. A própria INFRAERO, em manifestação de sua Diretoria de Engenharia, não aludiu aos sucessivos termos aditivos como empecilhos a eventual revisão dos preços contratuais. 8. A manutenção das condições efetivas da proposta, prevista no art. 37 , XXI , da Constituição da Republica , deve ser interpretada "no sentido de que as condições de pagamento ao particular deverão ser respeitadas segundo condições reais e concretas contidas na proposta" (Justen Filho, Marçal. Comentários à lei de licitações e contratos administrativos, 11. ed., São Paulo, Dialética, 2005, p. 542-543). Trata-se portanto de um direito com sede constitucional, inarredável. 9. O dispositivo constitucional não exige, para que haja a recomposição da equação econômico-financeira, "expressividade" da variação perante o valor total do contrato. Nem a Lei 8.666 /93 assim o faz. A importância pleiteada pela parte autora perfaz o montante que, ainda para uma empresa de grande porte, não pode ser desconsiderado. O reduzido percentual de reajuste pode representar valor real substancial quando se trata de contrato de vulto. Releva, quanto a esta especificidade, o fato de a empresa autora haver protocolado pedido de recuperação judicial na Justiça do Estado de São Paulo, situação em que eventuais créditos a que faça jus não possam ser desprezados. 10. Há julgados em que o TCU afastou a revisão de preços em função da introdução do IPMF (CPMF) e da COFINS, por reputar irrelevante a dimensão econômica do pedido, ou porque não restou comprovada a existência de sacrifício insuportável que enseje o reequilíbrio econômico-financeiro (cf. Acórdão nº 45/1999; Decisão nº 698/2000; Acórdão nº 1.742/2003). Entretanto, em outros casos, o mesmo TCU foi taxativo ao determinar a exclusão do percentual de CPMF do BDI quando da extinção da contribuição em dezembro de 2007, sem questionar a amplitude de sua dimensão econômica (Acórdão nº 2500/2010; Acórdão nº 628/2008; Acórdão nº 2933/2011). 11. Se a redução da carga tributária pela extinção da CPMF leva à necessária readequação dos preços, para que se mantenha íntegra a economia contratual, o aumento de sua alíquota não pode ser ignorado, ao argumento de inexpressividade diante do valor do contrato. 12. Mesmo no âmbito interno do TCU há vozes divergentes, que se opõem à onerosidade substancial como critério necessário ao reajustamento de preços com fundamento no § 5º do art. 65 da Lei nº 8.666 /93 (cf. voto do Ministro-Relator no processo nº XXXXX/2009-4) 13. A parte autora faz jus aos valores que representem a majoração da carga tributária ocorrida durante a execução da avença, uma vez que é garantia legal e constitucional a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro nos contratos administrativos. 14. A parte autora pleiteia diferença que afirma ser de R$ 1.082.007,24 (um milhão, oitenta e dois mil, sete reais e vinte e quatro centavos). Na contestação, a INFRAERO concordou que há um resíduo, mas discorda do valor apresentado pela autora, afirmando ser, em verdade, de R$ 152.284,45 (cento e cinqüenta e dois mil, duzentos e oitenta e quatro reais e quarenta e cinco centavos). A situação impõe a produção de prova pericial para que se apure o montante que efetivamente faz jus a demandante. 15. Sentença anulada. Determinado o retorno dos autos à origem para que outra seja prolatada, após a devida instrução probatória, mediante instauração de procedimento contraditório em torno de prova pericial, para fins de apuração do efetivo valor pago pela autora em decorrência de acréscimos oriundos de majorações de tributos ocorridas após a apresentação da proposta.

Modelos que citam Aumento da Carga Tributária

  • Modelo de Ação Declaratória de Inexistência de Relação Obrigacional Tributária

    Modelos • 06/11/2019 • ContratoRecurso Blog

    Leandro Paulsen, grande especialista contemporâneo em matéria tributária, significa: Impende distinguirmos a legalidade geral da legalidade tributária... Temos acima uma verdadeira aula de Justiça Tributária, donde as explanações do Dr... das normas tributárias (Leis, Decretos, Portarias, etc.) deve nelas constar de modo inequívoco para que o contribuinte não tenha dúvidas quanto à obrigação tributária que lhe está sendo direcionada, sendo

  • Peça inicial de repetição de indébito tributário

    Modelos • 25/02/2022 • Leonardo Lima

    A anterioridade anual e a anterioridade nonagesimal , pois, como a sua revogação implicou elevação [ainda que indireta] da carga tributária suportada pelo autor, o tributo somente poderia ter sido exigido... PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA (2022)  PROF... Reg. no RE Nº 564.225 – RS: “promovido aumento indireto do ICMS por meio da revogação de benefício fiscal, surge o dever de observância ao princípio da anterioridade”

  • Direito Tributário - ICMS - Diferencial de Alíquota - Simples Nacional

    Modelos • 31/07/2014 • TANCREDO AGUIAR

    Leandro Paulsen, grande especialista contemporâneo em matéria tributária, significa: Impende distinguirmos a legalidade geral da legalidade tributária... Temos acima uma verdadeira aula de Justiça Tributária, donde as explanações do Dr... das normas tributárias (Leis, Decretos, Portarias, etc.) deve nelas constar de modo inequívoco para que o contribuinte não tenha dúvidas quanto à obrigação tributária que lhe está sendo direcionada, sendo

Peças Processuais que citam Aumento da Carga Tributária

  • Petição Inicial - TRF03 - Ação Cional Aumento da Carga Tributária, o que Jamais Poderia Prosperar - Mandado de Segurança Cível - de ATK Construcoes e Services contra Uniao Federal - Fazenda Nacional

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2019.4.03.6102 em 28/11/2019 • TRF3 · Comarca · Ribeirão Preto, SP

    da carga tributária, o que jamais poderia prosperar frente a tais normas... defendido restam desrespeitados os princípios da capacidade contributiva, da isonomia e da vedação ao confisco (145, § 1°, e 150, II e IV, todos CF/88), pois isso implica em inegável e desproporcional aumento... Apenas o consumidor final, que não tem direito ao crédito do tributo, arcará economicamente com o ônus da imposição tributária

  • Recurso - TJPR - Ação Competência Tributária - Mandado de Segurança (Cível) - de Evitra Industria e Comercio contra Estado do Paraná e Secretário da Fazenda do Estado do Paraná

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2022.8.16.0004 em 18/02/2023 • TJPR · Comarca · Andira, PR

    EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ Eméritos julgadores, RAZÕES PARA MANUTENÇÃO DA SENTENÇA - AUSÊNCIA DE INSTITUIÇÃO DE TRIBUTO NOVO OU AUMENTO DA CARGA TRIBUTÁRIA... tributária de produtos de outros estados redução da carga tributária de produtos de outros estados causará" , copiamos abaixo a tabela de cálculo do DIFAL, causará ", copiamos abaixo a tabela de cálculo... Com o advento da lei complementar, o DIFAL foi regulamentado sem que houvesse a majoração da carga tributária, pois apenas definiu a distribuição do ICMS entre os entes da Federação

  • Contestação - TJAL - Ação Competência Tributária - Apelação Cível - de MG Vidros Automotivos

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2022.8.02.0001 em 23/08/2022 • TJAL · Comarca · Maceió, AL

    Partindo destas mesmas premissas, se conclui que o DIFAL também não pode ser encarado como uma majoração da carga tributária em desfavor do contribuinte... Juiz, que a imposição da anterioridade, quando dispensada a sua observância (por não se tratar de aumento ou majoração de tributo), materializa um tolhimento da competência e da capacidade tributária dos... Ou seja, a concorrente vencedora compreendeu que se tratava de um mesmo imposto , com a imposição da mesma carga tributária , cuja arrecadação, contudo, seria meramente compartilhada entre dois sujeitos

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