Dano Causado por Defeito do Produto Ou do Serviço em Todos os documentos

Mais de 10.000 resultados

Jurisprudência que cita Dano Causado por Defeito do Produto Ou do Serviço

  • TJ-MS - Apelação Cível: AC XXXXX20188120018 MS XXXXX-56.2018.8.12.0018

    Jurisprudência • Acórdão • 

    APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. VÍCIO EM PRODUTO. RESPONSABILIDADE CIVIL SOLIDÁRIA DA FABRICANTE E DA COMERCIANTE DO PRODUTO. VÍCIO RECLAMADO ADMINISTRATIVAMENTE - NÃO SANADO NO PRAZO DE TRINTA DIAS - ART. 18 DO CDC – DEVER DE INDENIZAR – EXISTENTE. DANO MORAL – CONFIGURADO. VALOR DA INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS – MANTIDO. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. É solidária a responsabilidade civil dos comerciantes e dos fabricantes por vícios dos produtos. De acordo com a previsão do art. 18 do CDC , constatado o vício no produto e, não sendo o vício sanado no prazo de trinta dias, o consumidor poderá exigir: (1) a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; (2) a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos ou (3) o abatimento proporcional do preço. Não tendo as requeridas sanado o vício do produto no prazo legal, está presente o dever de indenizar o dano moral sofrido pela consumidora. A indenização por danos morais deve ser fixada, observando-se os critérios de razoabilidade e proporcionalidade.

  • STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp XXXXX SP XXXX/XXXXX-4

    Jurisprudência • Acórdão • 

    DIREITO DO CONSUMIDOR. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE COMPENSAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. INCÊNDIO DE VEÍCULO. NEGATIVA DE PRESTAÇÃO JURISDICIONAL. INOCORRÊNCIA. RESPONSABILIDADE CIVIL POR FATO DO PRODUTO. ÔNUS DA PROVA. FORNECEDOR. 1. Ação de compensação por danos materiais e morais ajuizada em 28/02/2018, da qual foi extraído o presente recurso especial interposto em 27/10/2020 e concluso ao gabinete em 14/07/2021. 2. O propósito recursal consiste em definir, para além da negativa de prestação jurisdicional, a quem incumbe o ônus de comprovar o defeito do produto, ou a sua inexistência, no âmbito do Código de Defesa do Consumidor . 3. É firme a jurisprudência do STJ no sentido de que não há ofensa ao art. 1.022 do CPC/2015 quando o Tribunal de origem, aplicando o direito que entende cabível à hipótese, soluciona integralmente a controvérsia submetida à sua apreciação, ainda que de forma diversa daquela pretendida pela parte. 4. O fornecedor responde, independentemente de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos do produto (art. 12 do CDC ). O defeito, portanto, se apresenta como pressuposto especial à responsabilidade civil do fornecedor pelo acidente de consumo. Todavia, basta ao consumidor demonstrar a relação de causa e efeito entre o produto e o dano, que induz à presunção de existência do defeito, cabendo ao fornecedor, na tentativa de se eximir de sua responsabilidade, comprovar, por prova cabal, a sua inexistência ou a configuração de outra excludente de responsabilidade consagrada no § 3º do art. 12 do CDC . 5. Hipótese em que o Tribunal de origem não acolheu a pretensão ao fundamento de que os recorrentes (autores) não comprovaram a existência de defeito no veículo que incendiou. Entretanto, era ônus das fornecedoras demonstrar a inexistência de defeito. 6. Recurso especial conhecido e provido.

  • TJ-MT - XXXXX20218110041 MT

    Jurisprudência • Acórdão • 

    APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS – AQUISIÇÃO DE COMPUTADOR – PRAZO DE GARANTIA - DEFEITO NÃO SANADO NO PRAZO LEGAL – SUBSTITUIÇÃO POR OUTRO DO MESMO MODELO - ESCOLHA DO CONSUMIDOR - DEMORA EXCESSIVA E INJUSTIFICADA NO CONSERTO DE PRODUTO - DANO MORAL CARACTERIZADO – VALOR MAJORADO - RECURSO DO AUTOR PROVIDO – RECURSO DA REQUERIDA DESPROVIDO. A má-prestação de serviços, consistente na demora excessiva e injustificada no conserto de produto, gera obrigação de indenizar, pelos danos materiais e morais sofridos, com arbitramento em valor razoável. No que diz respeito a solução de vícios do produto e do serviço o parágrafo primeiro do artigo 18 do CDC disciplina que “não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I) a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II) a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; e III) o abatimento proporcional do preço.“ No que toca ao arbitramento dos danos morais, leva-se em conta as circunstâncias do caso concreto, as condições das partes, o grau de culpa e, principalmente, a finalidade da reparação do dano moral, que é a de compensar o dano ocorrido, bem como inibir a conduta abusiva.

Modelos que citam Dano Causado por Defeito do Produto Ou do Serviço

  • Ação de danos materiais e danos morais (Defeito no Produto)

    Modelos • 24/05/2016 • Tassia Christiane de Macedo

    pagou por um produto que apresentou defeito no mesmo dia da compra e, mesmo após a troca do produto, o mesmo continuou apresentando defeito, restando frustrado com a conduta lesiva das empresas... causado ao Autor , mostra-se justo e razoável fixação do quantum indenizatório condizente com o dano moral que passaram e ainda a lembrança que permanece toda vez que adquirem produto semelhante... Insta salientar ainda que, o produto já foi encaminhado duas vezes à Assistência Técnica para reparo, entretanto, os defeitos persistem

  • Ação Indenizatória - Produto - Serviço - Defeito - Vício Redibitório - Vicio Oculto.

    Modelos • 31/10/2019 • Guilherme Bianchini de Oliveira

    O fornecedor de serviço responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações... O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes... DIREITO DO CONSUMIDOR À SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO. ART. 18 , § 1º , I , DO CDC . FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO. RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA DO FABRICANTE E DA ASSITÊNCIA TÉCNICA. DANO MORAL CONFIGURADO

  • Ação de Reparação de danos por vício oculto com pedido de tutela antecipada.

    Modelos • 20/10/2020 • Erin Vilela

    O fornecedor e o prestador de serviço são responsáveis pelos danos morais causados ao consumidor pela demora excessiva e injustificada em efetuar o conserto ou a troca do produto adquirido com defeito... O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor atribui ao fornecedor de serviços a responsabilidade objetiva quanto aos danos causados ao consumidor, decorrentes de falha na prestação do serviço, baseada... Com efeito, a Requerida exigir um valor exorbitante para efetuar o seu reparo por danos causados por defeito de fabricação não pode ser aceitável

Peças Processuais que citam Dano Causado por Defeito do Produto Ou do Serviço

  • Petição Inicial - TJSP - Ação de Responsabilidade por Defeito do Produto c/c Danos Morais e Materiais - Procedimento Comum Cível

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2022.8.26.0120 em 26/01/2022 • TJSP · Comarca · Foro de Cândido Mota, SP

    O fornecedor de serviço responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações... Propor a presente: AÇÃO DE RESPONSABILIDADE POR DEFEITO DO PRODUTO c/c DANOS MORAIS E MATERIAIS em face de CONSTRULAR MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO , inscrita no CNPJ n.º , com endereço comercial em CEP e... Tendo em vista que em 01/12/2020 o COMPRADOR encaminhou e-mail (ANEXO II) a empresa segunda REQUERIDA, enviando um laudo técnico (ANEXO III) contratado pelo requerente, que confirma o defeito do produto

  • Petição Inicial - TJMT - Ação de Reconhecimento do Defeito do Produto com Pedido de Reparo do Produto ou Ressarcimento dos Valores Pagos e Indenização por Danos Morais - Procedimento Comum Cível - contra Samsung Eletronica da Amazonia

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2023.8.11.0001 em 03/10/2023 • TJMT

    O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços , bem como por informações... Nesse sentido, alega o apelante que o defeito do produto seria do fabricante, razão pela qual não deveria ser responsabilidade... III - O Código de Defesa do Consumidor , em seu art. 14 , caput, estabelece a responsabilidade objetiva dos fornecedores de serviço pelos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação

  • Petição Inicial - TJRJ - Ação de Responsabilização por Defeito do Produto c/c Indenização por Danos Materiais e Morais - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Britania Eletrodomesticos, Philco Eletronicos e Casa & Video Rio de Janeiro

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2024.8.19.0205 em 23/01/2024 • TJRJ · Foro · Regional de Campo Grande, RJ

    O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações... DA CORRETA MENSURAÇÃO DO DANO E SUA ADEQUADA E EFETIVA REPARAÇÃO A adequada e efetiva reparação dos danos causados por fornecedor de produtos e, ou, prestador de serviços, como visto, decorre de norma... Nomeno sentido de que é praticamente impossível a vítima provar que o defeito do produto e do serviço não existe e, logo, deve-se haver a presunção de verossimilhança dos fatos e alegações por parte do

DoutrinaCarregando resultados...
ArtigosCarregando resultados...
NotíciasCarregando resultados...
Diários OficiaisCarregando resultados...