Vínculo do Servidor com a Administração Pública em Todos os documentos

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Jurisprudência que cita Vínculo do Servidor com a Administração Pública

  • STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE XXXXX MG

    Jurisprudência • Acórdão • 
    • Repercussão Geral
    • Decisão de mérito

    RECURSO EXTRAORDINÁRIO. REPERCUSSÃO GERAL. CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA. DIREITO A DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO E FÉRIAS REMUNERADAS, ACRESCIDAS DO TERÇO CONSTITUCIONAL. 1. A contratação de servidores públicos por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, prevista no art. 37 , IX , da Constituição , submete-se ao regime jurídico-administrativo, e não à Consolidação das Leis do Trabalho . 2. O direito a décimo terceiro salário e a férias remuneradas, acrescidas do terço constitucional, não decorre automaticamente da contratação temporária, demandando previsão legal ou contratual expressa a respeito. 3. No caso concreto, o vínculo do servidor temporário perdurou de 10 de dezembro de 2003 a 23 de março de 2009. 4. Trata-se de notório desvirtuamento da finalidade da contratação temporária, que tem por consequência o reconhecimento do direito ao 13º salário e às férias remuneradas, acrescidas do terço. 5. Recurso extraordinário a que se nega provimento. Tese de repercussão geral: "Servidores temporários não fazem jus a décimo terceiro salário e férias remuneradas acrescidas do terço constitucional, salvo (I) expressa previsão legal e/ou contratual em sentido contrário, ou (II) comprovado desvirtuamento da contratação temporária pela Administração Pública, em razão de sucessivas e reiteradas renovações e/ou prorrogações”.

  • STJ - AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA: AgRg no RMS XXXXX SC XXXX/XXXXX-7

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    ADMINISTRATIVO. AGRAVO INTERNO NO RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA. SERVIDOR PÚBLICO. CONTRATO TEMPORÁRIO. EXONERAÇÃO DO SERVIDOR. SIMPLES VONTADE DA ADMINISTRAÇÃO. PRECEDENTES. AGRAVO REGIMENTAL NÃO PROVIDO. 1. Os contratados por tempo determinado são submetidos ao regime jurídico administrativo especial da lei prevista no art. 37 , IX , da CF , segundo a qual "a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público". 2. Esse tipo de vínculo com a administração não se confunde com as formas de ingresso definitivo no serviço público, prevista no art. 37, II, da Carta Constitucional, ao dispor que "a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração". 3. A jurisprudência do STJ é firme no sentido de que, ante a precariedade do vínculo com a administração, revela-se legítima a exoneração do servidor contratado temporariamente a qualquer tempo, por simples vontade da administração pública. Precedentes. 4. Agravo interno a que se nega provimento.

  • TRF-3 - APELAÇÃO CÍVEL: ApCiv XXXXX20204036100 SP

    Jurisprudência • Acórdão • 

    E M E N T A ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. VACÂNCIA. EXONERAÇÃO. CONTINUIDADE DE VÍNCULO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE. APELAÇÃO PROVIDA EM PARTE. 1. Não assiste razão ao apelante ao requerer a retificação da data de ingresso do autor na Unifesp, considerado que, conforme termo individual de posse em cargo efetivo, o servidor tomou posse no cargo efetivo de professor adjunto no dia 04.11.2005, com início do exercício em 07.11.2005. 2. Assiste razão ao apelante ao pleitear o reconhecimento da continuidade do vínculo jurídico existente entre o servidor e a Administração Pública Federal, para fins de contagem de tempo de serviço e consequente averbação nos assentamentos funcionais. 3. O servidor entrou em exercício na Universidade Federal de Santa Maria em 22.02.1996; que foi declarada vacância por posse em outro cargo inacumulável, nos termos do artigo 33 , VIII , da Lei n. 8.112 /90, a partir de 03.11.2005; que tomou posse na Universidade Federal de São Paulo em 04.11.2005, com exercício em 07.11.2005. 7. Consoante interpretação do artigo 20 , § 2º , da lei n. 8.112 /90, o ato de vacância em decorrência da posse em novo cargo não acumulável, assegura a recondução ao cargo originariamente investido, quando o servidor vier a ser inabilitado no estágio probatório ou se dele desistir. Dessa forma, o vínculo jurídico com o serviço público originário somente se encerra com a aquisição da estabilidade no novo cargo. 8. No período da vacância por posse em cargo inaculumável, o servidor permanece vinculado ao órgão em que solicitou a vacância, não ocorrendo interrupção do vínculo com o a Administração Pública, considerada a possibilidade de recondução em caso de inabilitação em estágio probatório no novo cargo. 9. Precedente desta corte, no sentido de que, para garantir que haja continuidade do vínculo do servidor com a Administração Pública não pode haver intervalo entre o desligamento do servidor de um cargo e a posse em outro, devendo o servidor tomar posse imediatamente no novo cargo, e que tendo o servidor requerido a cessação do vínculo com o fito de tomar posse em cargo público federal inacumulável, e tendo essa posse ocorrido no dia útil imediatamente subsequente, não há se falar em solução de continuidade do vínculo com a Administração Pública. 10. No caso, foi declarada a vacância do servidor a partir do dia 03.11.2005 (quinta-feira), tendo o servidor tomado posse no novo cargo inacumulável no dia 04.11.2005 (sexta-feira), dia útil imediatamente subsequente, de modo que não há se falar em solução de continuidade do vínculo efetivo com a Administração Pública 11. Apelação provida em parte.

Doutrina que cita Vínculo do Servidor com a Administração Pública

  • Capa

    Controle do Patrimônio Público

    2021 • Editora Revista dos Tribunais

    Fernando Rodrigues Martins

    Encontrados nesta obra:

  • Capa

    Tratado de Direito Administrativo - Administração Pública e Servidores Públicos

    2019 • Editora Revista dos Tribunais

    Maria Sylvia Zanella DI Pietro e Fabrício Macedo Motta

    Encontrados nesta obra:

  • Capa

    Compliance na Administração Pública Direta

    2021 • Editora Revista dos Tribunais

    Maykel Ponçoni

    Encontrados nesta obra:

Peças Processuais que citam Vínculo do Servidor com a Administração Pública

  • Petição - Ação Administração Pública

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2021.5.16.0008 em 28/05/2021 • TRT16 · Vara do Trabalho de Bacabal

    Nesse ínterim, se houvesse a suposta anotação na CTPS, restaria o próprio Reclamante em prejuízo, pois ocorreria a nulidade do suposto vínculo empregatício com a administração pública ante a incompatibilidade... Com efeito, a contratação entre Reclamante e Reclamado refere-se a cargo comissionado da administração pública, haja vista que se trata de um contrato de trabalho firmado entre particular e administração... empregatício de cunho celetista entre particular e administração pública, fazendo com que não fossem produzidos efeitos contratuais, face à relação jurídico-administrativa entre as partes

  • Contestação - TRT19 - Ação Administração Pública - Rot - contra Estado de Alagoas

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2023.5.19.0005 em 16/08/2023 • TRT19 · 5ª Vara do Trabalho de Maceió

    e Administração Pública... Não tem suporte jurídico condenar a Fazenda Pública a recolher FGTS nas reclamações onde é postulado vínculo de emprego contra os órgãos da Administração Pública'... Não tem suporte jurídico condenar a Fazenda Pública a recolher FGTS nas reclamações onde é postulado vínculo de emprego contra os órgãos da Administração Pública". (TRT da 2a Região

  • Manifestação - TRT19 - Ação Administração Pública - Atord - contra Estado de Alagoas

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2023.5.19.0005 em 21/09/2023 • TRT19 · 5ª Vara do Trabalho de Maceió

    Nesse contexto, conforme se observa do documento anexado, a parte Reclamante manteve vínculo com a Administração Pública... contratado pela administração pública, sem concurso público, em período posterior à Constituição de 1988 . 2... Constituição , na redação dada pela Emenda Constitucional nº 45 /2004, que inclua na competência da Justiça do Trabalho, a apreciação de causas que sejam instauradas entre o Poder Público e seus servidores

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