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2 de Maio de 2024

6ª edição do curso de Estratégia de Departamentos Jurídicos e de Escritórios de Advocacia

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De 6 a 14 de maio ocorrerá a 6ª edição do curso de Estratégia de Departamentos Jurídicos e de Escritórios de Advocacia, no prédio do CIEE (Rua Dom Pedro II, 861), em Porto Alegre.

O curso tem o objetivo de apresentar o formato empresarial da administração profissional de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, a fim de propiciar a capacitação e desenvolvimento da área impactando em resultados promissores.

As inscrições podem ser realizada até o dia 4 de maio, clicando aqui .

Para mais informações os telefones são: (51) 3302-8848/ (51) 8460-6267

Confira a Programação:

I O Perfil dos Operadores do Direito

• O mercado da advocacia: cenários e tendências.

• O papel do advogado e os novos desafios da profissão.

• Compromisso com soluções.

• Novas competências.

II Administração Legal a Serviço de Escritórios de Advocacia e de Departamentos Jurídicos

• Administração.

• Habilidade gerencial.

• Tarefas e responsabilidades na gerência geral.

• Estratégias e modelos de gestão.

• Atendimento e fidelização.

• Atração e manutenção de talentos.

• Recursos humanos, competências, liderança e infra-estrutura.

• Plano de carreira.

• Política de honorários.

• Criação de comitês.

• Feedback.

• Desenvolvimento de relacionamento e retenção de clientes.

III Gestão de Pessoas e Capital Humano

• O papel do líder na gestão de pessoas.

• Estratégias de recursos humanos.

• Ferramentas do líder competência interpessoal e comunicação.

• Gerenciamento de equipes.

• Recrutamento e seleção.

• Treinamento e desenvolvimento.

• Avaliação de desempenho.

• Sugestões para gerenciar talentos.

• Feedback, delegar, motivar e cobrar.

IV - Plano de Carreira

• Introdução e aspectos gerais.

• Definição dos objetivos de plano de carreira (realidade x expectativa do escritório).

• Coleta de informações para o plano de carreira (pesquisa interna modelo existente, salários e funções e pesquisa externa modelos praticados, salários e funções), análise e elaboração do plano de carreira, análise global.

• Modelo ideal para o seu escritório.

• Tabela de salários, regras de uso e implementação do plano de carreira, planejamento da implementação.

• Desafios da implementação. Controle e manutenção do plano de carreira.

V - Gestão em Processos de Trabalho

• Identificar os processos-chaves em serviços e seu desdobramento nas atividades apresentando técnicas e métodos que permitam uma maior integração da gestão com a estratégia organizacional.

• Conceito de processo.

• Análise e redesenho de processos.

• Dimensões da qualidade.

• Indicadores de desempenho.

• Sistemas de controle, entre outros. VI - Tecnologia da Informação em Ambiente Jurídico

• CRM.

• Sistema de Gestão.

• GED.

• Redes informatizadas.

• Bibliotecas digitais.

• Sistemas de comunicação, dimensionamento de softwares e hardwares.

• Terceirização de serviços de informática.

• Fontes de informação.

• O uso de dados mercadológicos.

• A estruturação e o armazenamento de informações.

• Inteligência competitiva.

VII - Gestão Financeira e Lucratividade

• Organização da área financeira.

• Definição e faturamento de honorários.

• Recuperação de despesas de clientes.

• Cobrança.

• Administração do caixa.

• Uso de indicadores e relatórios de gestão.

• Táticas para redução de despesas.

• Alternativas para alimentar a rentabilidade da operação.

• Tributação do advogado e da sociedade de advogados.

VIII - O Posicionamento do Tribunal de Ética e Disciplina

• O funcionamento do Tribunal de Ética e disciplina da OAB/RS.

• Experiências e posicionamento do tribunal a respeito de Publicidade e Propaganda na Advocacia. IX - Sociedade de Advogados

Constituição de sociedade de advogados.

• Regramento.

• Registro.

• Lei.

• Provimentos.

• Filosofia.

• Contratação entre sociedades.

• A figura do advogado associado.

• Redes de escritórios.

• Alianças estratégicas.

X - Construção de Marcas Jurídicas e Estratégias de Marketing

• Visão de Marketing para serviços jurídicos.

• Marketing de relacionamento.

• Fidelização de clientes.

• Construção de imagem e posicionamento para escritórios.

• Comunicação para advogados.

• As novas leis do marketing jurídico.

• Como se diferenciar da concorrência. Publicidade, código de ética e provimentos da OAB na prática.

XI Marketing Jurídico de Baixo Custo e Alto Impacto

• Atividades de marketing jurídico podem e devem ser desenvolvidas por escritórios de advocacia de qualquer porte.

• Mais do que orçamento, é preciso ter tempo e criatividade para investir em ações focadas em marketing.

• Estratégias de baixo investimento grande impacto no desenvolvimento de novos negócios.

XII Marketing Jurídico Digital

• Compreender o potencial de negócios da internet para escritórios de advocacia.

• Avaliar e melhorar um site já existente.

• Planejar um site com informações e recursos relevantes.

• Conhecer outros recursos baseados na internet que complementam um site institucional.

XIII Formação de Áreas Comerciais para Escritórios de Advocacia Captação Eficaz

• Planejamento e operacionalização de áreas comerciais para escritórios de advocacia, visando oferecer ferramentas eficazes que propiciem a captação de novos clientes e a inserção e posicionamento estratégico do escritório no mercado.

• Dinâmicas aplicáveis aos conceitos de captação e relacionamento com clientes.

• Utilização de estratégias de relacionamento com foco na ampliação das captações e fidelização dos clientes já existentes.

• Ferramentas comerciais e técnicas de aproximação.

• Orientação para o desenvolvimento de estratégias comerciais.

• Exemplos práticos.

XIV - O Processo Eletrônico e os Impactos na Advocacia

• O direito e as novas tecnologias.

• Principais tendências e impactos do processo digital.

• Processo eletrônico nos tribunais.

• Visão do judiciário gaúcho.

• Principais regulamentações.

• Novos questionamentos.

XV Departamento Jurídico cases, evolução e indicadores

• Práticas modernas e funcionamento.

• Questões estratégicas, propósito, objetivos, ações integradas entre diferentes departamentos e amplitude da área.

• O dimensionamento das equipes.

• Construção de modelos de informação e sua utilização para o atingimento de metas.

• Definição dos pontos de controle e procedimentos de correção.

XVI Novas Práticas na Gestão do Contencioso de Volume

• Dificuldades e transformações na forma de gestão.

• Cuidados necessários na utilização de prepostos terceirizados.

• Utilização de Service Level Agreement na redução de riscos.

• Tecnologia e metodologia preventiva como medida de segurança.

• Resultados.

XVII - Balanced Scorecard o instrumento moderno de gestão das organizações

• Entendendo o Balanced Scorecard.

• Requisitos para definição dos indicadores.

• Reflexos na visão e estratégia empresarial.

• As quatro perspectivas: financeiro; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento.

Case 1 O Boticário Gestão do Departamento Jurídico

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