6ª edição do curso de Estratégia de Departamentos Jurídicos e de Escritórios de Advocacia
De 6 a 14 de maio ocorrerá a 6ª edição do curso de Estratégia de Departamentos Jurídicos e de Escritórios de Advocacia, no prédio do CIEE (Rua Dom Pedro II, 861), em Porto Alegre.
O curso tem o objetivo de apresentar o formato empresarial da administração profissional de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, a fim de propiciar a capacitação e desenvolvimento da área impactando em resultados promissores.
As inscrições podem ser realizada até o dia 4 de maio, clicando aqui .
Para mais informações os telefones são: (51) 3302-8848/ (51) 8460-6267
Confira a Programação:
I O Perfil dos Operadores do Direito
• O mercado da advocacia: cenários e tendências.
• O papel do advogado e os novos desafios da profissão.
• Compromisso com soluções.
• Novas competências.
II Administração Legal a Serviço de Escritórios de Advocacia e de Departamentos Jurídicos
• Administração.
• Habilidade gerencial.
• Tarefas e responsabilidades na gerência geral.
• Estratégias e modelos de gestão.
• Atendimento e fidelização.
• Atração e manutenção de talentos.
• Recursos humanos, competências, liderança e infra-estrutura.
• Plano de carreira.
• Política de honorários.
• Criação de comitês.
• Feedback.
• Desenvolvimento de relacionamento e retenção de clientes.
III Gestão de Pessoas e Capital Humano
• O papel do líder na gestão de pessoas.
• Estratégias de recursos humanos.
• Ferramentas do líder competência interpessoal e comunicação.
• Gerenciamento de equipes.
• Recrutamento e seleção.
• Treinamento e desenvolvimento.
• Avaliação de desempenho.
• Sugestões para gerenciar talentos.
• Feedback, delegar, motivar e cobrar.
IV - Plano de Carreira
• Introdução e aspectos gerais.
• Definição dos objetivos de plano de carreira (realidade x expectativa do escritório).
• Coleta de informações para o plano de carreira (pesquisa interna modelo existente, salários e funções e pesquisa externa modelos praticados, salários e funções), análise e elaboração do plano de carreira, análise global.
• Modelo ideal para o seu escritório.
• Tabela de salários, regras de uso e implementação do plano de carreira, planejamento da implementação.
• Desafios da implementação. Controle e manutenção do plano de carreira.
V - Gestão em Processos de Trabalho
• Identificar os processos-chaves em serviços e seu desdobramento nas atividades apresentando técnicas e métodos que permitam uma maior integração da gestão com a estratégia organizacional.
• Conceito de processo.
• Análise e redesenho de processos.
• Dimensões da qualidade.
• Indicadores de desempenho.
• Sistemas de controle, entre outros. VI - Tecnologia da Informação em Ambiente Jurídico
• CRM.
• Sistema de Gestão.
• GED.
• Redes informatizadas.
• Bibliotecas digitais.
• Sistemas de comunicação, dimensionamento de softwares e hardwares.
• Terceirização de serviços de informática.
• Fontes de informação.
• O uso de dados mercadológicos.
• A estruturação e o armazenamento de informações.
• Inteligência competitiva.
VII - Gestão Financeira e Lucratividade
• Organização da área financeira.
• Definição e faturamento de honorários.
• Recuperação de despesas de clientes.
• Cobrança.
• Administração do caixa.
• Uso de indicadores e relatórios de gestão.
• Táticas para redução de despesas.
• Alternativas para alimentar a rentabilidade da operação.
• Tributação do advogado e da sociedade de advogados.
VIII - O Posicionamento do Tribunal de Ética e Disciplina
• O funcionamento do Tribunal de Ética e disciplina da OAB/RS.
• Experiências e posicionamento do tribunal a respeito de Publicidade e Propaganda na Advocacia. IX - Sociedade de Advogados
• Constituição de sociedade de advogados.
• Regramento.
• Registro.
• Lei.
• Provimentos.
• Filosofia.
• Contratação entre sociedades.
• A figura do advogado associado.
• Redes de escritórios.
• Alianças estratégicas.
X - Construção de Marcas Jurídicas e Estratégias de Marketing
• Visão de Marketing para serviços jurídicos.
• Marketing de relacionamento.
• Fidelização de clientes.
• Construção de imagem e posicionamento para escritórios.
• Comunicação para advogados.
• As novas leis do marketing jurídico.
• Como se diferenciar da concorrência. Publicidade, código de ética e provimentos da OAB na prática.
XI Marketing Jurídico de Baixo Custo e Alto Impacto
• Atividades de marketing jurídico podem e devem ser desenvolvidas por escritórios de advocacia de qualquer porte.
• Mais do que orçamento, é preciso ter tempo e criatividade para investir em ações focadas em marketing.
• Estratégias de baixo investimento grande impacto no desenvolvimento de novos negócios.
XII Marketing Jurídico Digital
• Compreender o potencial de negócios da internet para escritórios de advocacia.
• Avaliar e melhorar um site já existente.
• Planejar um site com informações e recursos relevantes.
• Conhecer outros recursos baseados na internet que complementam um site institucional.
XIII Formação de Áreas Comerciais para Escritórios de Advocacia Captação Eficaz
• Planejamento e operacionalização de áreas comerciais para escritórios de advocacia, visando oferecer ferramentas eficazes que propiciem a captação de novos clientes e a inserção e posicionamento estratégico do escritório no mercado.
• Dinâmicas aplicáveis aos conceitos de captação e relacionamento com clientes.
• Utilização de estratégias de relacionamento com foco na ampliação das captações e fidelização dos clientes já existentes.
• Ferramentas comerciais e técnicas de aproximação.
• Orientação para o desenvolvimento de estratégias comerciais.
• Exemplos práticos.
XIV - O Processo Eletrônico e os Impactos na Advocacia
• O direito e as novas tecnologias.
• Principais tendências e impactos do processo digital.
• Processo eletrônico nos tribunais.
• Visão do judiciário gaúcho.
• Principais regulamentações.
• Novos questionamentos.
XV Departamento Jurídico cases, evolução e indicadores
• Práticas modernas e funcionamento.
• Questões estratégicas, propósito, objetivos, ações integradas entre diferentes departamentos e amplitude da área.
• O dimensionamento das equipes.
• Construção de modelos de informação e sua utilização para o atingimento de metas.
• Definição dos pontos de controle e procedimentos de correção.
XVI Novas Práticas na Gestão do Contencioso de Volume
• Dificuldades e transformações na forma de gestão.
• Cuidados necessários na utilização de prepostos terceirizados.
• Utilização de Service Level Agreement na redução de riscos.
• Tecnologia e metodologia preventiva como medida de segurança.
• Resultados.
XVII - Balanced Scorecard o instrumento moderno de gestão das organizações
• Entendendo o Balanced Scorecard.
• Requisitos para definição dos indicadores.
• Reflexos na visão e estratégia empresarial.
• As quatro perspectivas: financeiro; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento.
Case 1 O Boticário Gestão do Departamento Jurídico