6ª edição do curso de Estratégia de Departamentos Jurídicos e de Escritórios de Advocacia
De 6 a 14 de maio ocorrerá a 6ª edição do curso de Estratégia de Departamentos Jurídicos e de Escritórios de Advocacia, no prédio do CIEE (Rua Dom Pedro II, 861), em Porto Alegre.
O curso tem o objetivo de apresentar o formato empresarial da administração profissional de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, a fim de propiciar a capacitação e desenvolvimento da área impactando em resultados promissores.
As inscrições podem ser realizada até o dia 4 de maio, clicando aqui .
Para mais informações os telefones são: (51) 3302-8848/ (51) 8460-6267
Confira a Programação:
I O Perfil dos Operadores do Direito
O mercado da advocacia: cenários e tendências.
O papel do advogado e os novos desafios da profissão.
Compromisso com soluções.
Novas competências.
II Administração Legal a Serviço de Escritórios de Advocacia e de Departamentos Jurídicos
Administração.
Habilidade gerencial.
Tarefas e responsabilidades na gerência geral.
Estratégias e modelos de gestão.
Atendimento e fidelização.
Atração e manutenção de talentos.
Recursos humanos, competências, liderança e infra-estrutura.
Plano de carreira.
Política de honorários.
Criação de comitês.
Feedback.
Desenvolvimento de relacionamento e retenção de clientes.
III Gestão de Pessoas e Capital Humano
O papel do líder na gestão de pessoas.
Estratégias de recursos humanos.
Ferramentas do líder competência interpessoal e comunicação.
Gerenciamento de equipes.
Recrutamento e seleção.
Treinamento e desenvolvimento.
Avaliação de desempenho.
Sugestões para gerenciar talentos.
Feedback, delegar, motivar e cobrar.
IV - Plano de Carreira
Introdução e aspectos gerais.
Definição dos objetivos de plano de carreira (realidade x expectativa do escritório).
Coleta de informações para o plano de carreira (pesquisa interna modelo existente, salários e funções e pesquisa externa modelos praticados, salários e funções), análise e elaboração do plano de carreira, análise global.
Modelo ideal para o seu escritório.
Tabela de salários, regras de uso e implementação do plano de carreira, planejamento da implementação.
Desafios da implementação. Controle e manutenção do plano de carreira.
V - Gestão em Processos de Trabalho
Identificar os processos-chaves em serviços e seu desdobramento nas atividades apresentando técnicas e métodos que permitam uma maior integração da gestão com a estratégia organizacional.
Conceito de processo.
Análise e redesenho de processos.
Dimensões da qualidade.
Indicadores de desempenho.
Sistemas de controle, entre outros. VI - Tecnologia da Informação em Ambiente Jurídico
CRM.
Sistema de Gestão.
GED.
Redes informatizadas.
Bibliotecas digitais.
Sistemas de comunicação, dimensionamento de softwares e hardwares.
Terceirização de serviços de informática.
Fontes de informação.
O uso de dados mercadológicos.
A estruturação e o armazenamento de informações.
Inteligência competitiva.
VII - Gestão Financeira e Lucratividade
Organização da área financeira.
Definição e faturamento de honorários.
Recuperação de despesas de clientes.
Cobrança.
Administração do caixa.
Uso de indicadores e relatórios de gestão.
Táticas para redução de despesas.
Alternativas para alimentar a rentabilidade da operação.
Tributação do advogado e da sociedade de advogados.
VIII - O Posicionamento do Tribunal de Ética e Disciplina
O funcionamento do Tribunal de Ética e disciplina da OAB/RS.
Experiências e posicionamento do tribunal a respeito de Publicidade e Propaganda na Advocacia. IX - Sociedade de Advogados
Constituição de sociedade de advogados.
Regramento.
Registro.
Lei.
Provimentos.
Filosofia.
Contratação entre sociedades.
A figura do advogado associado.
Redes de escritórios.
Alianças estratégicas.
X - Construção de Marcas Jurídicas e Estratégias de Marketing
Visão de Marketing para serviços jurídicos.
Marketing de relacionamento.
Fidelização de clientes.
Construção de imagem e posicionamento para escritórios.
Comunicação para advogados.
As novas leis do marketing jurídico.
Como se diferenciar da concorrência. Publicidade, código de ética e provimentos da OAB na prática.
XI Marketing Jurídico de Baixo Custo e Alto Impacto
Atividades de marketing jurídico podem e devem ser desenvolvidas por escritórios de advocacia de qualquer porte.
Mais do que orçamento, é preciso ter tempo e criatividade para investir em ações focadas em marketing.
Estratégias de baixo investimento grande impacto no desenvolvimento de novos negócios.
XII Marketing Jurídico Digital
Compreender o potencial de negócios da internet para escritórios de advocacia.
Avaliar e melhorar um site já existente.
Planejar um site com informações e recursos relevantes.
Conhecer outros recursos baseados na internet que complementam um site institucional.
XIII Formação de Áreas Comerciais para Escritórios de Advocacia Captação Eficaz
Planejamento e operacionalização de áreas comerciais para escritórios de advocacia, visando oferecer ferramentas eficazes que propiciem a captação de novos clientes e a inserção e posicionamento estratégico do escritório no mercado.
Dinâmicas aplicáveis aos conceitos de captação e relacionamento com clientes.
Utilização de estratégias de relacionamento com foco na ampliação das captações e fidelização dos clientes já existentes.
Ferramentas comerciais e técnicas de aproximação.
Orientação para o desenvolvimento de estratégias comerciais.
Exemplos práticos.
XIV - O Processo Eletrônico e os Impactos na Advocacia
O direito e as novas tecnologias.
Principais tendências e impactos do processo digital.
Processo eletrônico nos tribunais.
Visão do judiciário gaúcho.
Principais regulamentações.
Novos questionamentos.
XV Departamento Jurídico cases, evolução e indicadores
Práticas modernas e funcionamento.
Questões estratégicas, propósito, objetivos, ações integradas entre diferentes departamentos e amplitude da área.
O dimensionamento das equipes.
Construção de modelos de informação e sua utilização para o atingimento de metas.
Definição dos pontos de controle e procedimentos de correção.
XVI Novas Práticas na Gestão do Contencioso de Volume
Dificuldades e transformações na forma de gestão.
Cuidados necessários na utilização de prepostos terceirizados.
Utilização de Service Level Agreement na redução de riscos.
Tecnologia e metodologia preventiva como medida de segurança.
Resultados.
XVII - Balanced Scorecard o instrumento moderno de gestão das organizações
Entendendo o Balanced Scorecard.
Requisitos para definição dos indicadores.
Reflexos na visão e estratégia empresarial.
As quatro perspectivas: financeiro; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento.
Case 1 O Boticário Gestão do Departamento Jurídico
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