jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

A Despedida por Justa Causa

Publicado por Aliny Felisbino
há 8 anos
2
0
0
Salvar

A despedida por justa causa pelo empregador é a punição mais severa ao empregado e é admissível nos casos de faltas graves, as quais estão previstas no Art. 482 da CLT. Por exemplo: abandono de emprego pelo trabalhador por mais de 30 dias consecutivos, violação de segredo da empresa, indisciplina ou insubordinação.

Desse modo, e considerando o ônus da prova do empregador em ação judicial, é necessário este ter prova robusta do ato, ou dos atos, cometido pelo empregado, que autoriza a aplicação da referida pena máxima.

Ainda, a desídia caracteriza-se pela reiteração de pequenas faltas. Por isso, neste caso, é indispensável antes da dispensa por justa causa a aplicação de punições graduais; advertências e suspensões.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações25
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações262
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-despedida-por-justa-causa/386308362
Fale agora com um advogado online