jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Adicional de Insalubridade

há 3 anos
2
0
0
Salvar

Esse Adicional é devido quando a atividade desempenhada pelo empregado ou seu ambiente de trabalho o expõem a agentes nocivos à saúde, que podem lhe causar doenças. (ex: agentes químicos ou biológicos; ruído; calor ou frio intensos, etc)

Quem estabelece quais são os agentes nocivos à saúde e que geram o direito do adicional é o Ministério do Trabalho (hoje integrado ao Ministério da Economia), através da Norma Regulamentadora nº 15.

Então, cuidado, nem tudo o que acreditamos que faz mal a saúde, dá o direito à percepção do adicional de insalubridade.

Essa aferição deve ser feita através de uma perícia técnica. Conforme o resultado da perícia é possível definir qual é o grau de insalubridade, podendo ser mínimo, médio ou máximo, com direito à percepção dos percentuais de 10, 20 e 40%, respectivamente, e calculado com base no salário-mínimo.

Ficou em dúvida ou quer outros esclarecimentos, seguimos à disposição através dos nossos canais de atendimento: WhatsApp (51) 99271-4042, (51) 2101-5151 ou pelo e-mail relacionamento@garciaegarcia.com.br.

  • Sobre o autorTrabalhista, Cível, Previdenciário, Tributário, Seguros e Médico-Hospitalar.
  • Publicações121
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações125
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adicional-de-insalubridade/1260345116
Fale agora com um advogado online