jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

ADIN proposta pela OAB contra lei municipal aguarda nova data de julgamento pelo TJ

Publicado por OAB - Rondônia
há 11 anos
0
0
0
Salvar

O Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) iniciou na manhã desta segunda-feira (18), o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) proposta pelo Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de Rondônia, que dispõe sobre a violação à Constituição Estadual e à Constituição Federal ante o ato do Município de Cacoal que alterou a base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por meio da Lei 2554/09. A ação proposta pela OAB/RO partiu do indicativo do Presidente da Subseção da OAB de Cacoal, Tony Pablo Castro Chaves.

Por ser medida de justiça e preservação do estado democrático de direito, a Ação pede a declaração de inconstitucionalidade, com efeito erga omnes dos artigos 20, IV, 24, II e o artigo 48 §§ 1º, 2º e 3º da Lei municipal que majorou o tributo em completa dissonância com as Constituições Estadual e Federal. “Os dispositivos da lei municipal, hostilizada, não contemplam a garantia da segurança jurídica aos contribuintes do IPTU (artigo 150, III, b, CF), o que deve ser repelido, haja vista que a segurança jurídica é um direito do cidadão” declarou Andrey Cavalcante no memorial entregue pessoalmente na manhã da última sexta-feira (15), em favor da OAB/RO, a todos os desembargadores do Pleno do TJ-RO. O memorial também é assinado pelo advogado Breno Dias de Paula, que firmou a ação.

Após as considerações apresentadas pelo advogado Breno Dias de Paula, aos desembargadores do Pleno do TJ-RO, a votação estava empatada com o voto do Desembargador Isaías Fonseca Moraes a favor da ADIN e o voto contra do Desembargador Oudivanil de Marins. A sessão foi suspensa após o Desembargador Eurico Montenegro Júnior pedir vistas dos autos, e aguarda nova data de julgamento pelos desembargadores do Pleno do TJ-RO.

  • Publicações1566
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações43
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adin-proposta-pela-oab-contra-lei-municipal-aguarda-nova-data-de-julgamento-pelo-tj/100401652
Fale agora com um advogado online