jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Advogados tem acesso livre a processos da PF

há 13 anos
0
0
0
Salvar

A Corregedoria Geral da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul determinou que os advogados regularmente inscritos na OAB/MS tenham acesso a inquéritos policiais, independetemente de procuração. A decisão decorre de um mandado de segurança preventivo impetrado pela Seccional.

A solicitação foi feita após os advogados sul-matogrossenses encontrarem dificuldades no acesso aos autos de inquérito policial, em virtude de norma interna da Polícia Federal que impedia o acesso quando desprovidos de procuração específica e ainda através de requerimento protocolado que passaria por análise do delegado encarregado pela investigação e só depois desse trâmite é que seria deferido ou não o acesso ao inquérito.

A decisão baseou-se nos direitos do advogado assegurado pela Lei 8.906/94, o Estatuto da Advocacia onde está previsto hipótese de legitimação para a defesa dos advogados. O acesso aos autos será negado somente em casos de segredos de justiça decretada por decisão judicial.

CLIQUE AQUI para ter acesso à íntegra da decisão.

  • Publicações13065
  • Seguidores101
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-tem-acesso-livre-a-processos-da-pf/2853754
Fale agora com um advogado online