jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Afastamento por motivo de saúde/doença

há 3 anos
4
0
0
Salvar

De acordo com o art. 75 do Decreto nº 3.048/99, durante os 15 primeiros dias do afastamento do trabalhador por motivo de saúde/doença, é responsabilidade da empresa pagar o salário do empregado.

Porém, se a incapacidade passar de 15 dias consecutivos, o empregado segurado da previdência social deve ser encaminhado à perícia médica, a cargo do INSS, que o submeterá à avaliação médica quanto à incapacidade.

Então, em regra, a empresa deve pagar os 15 primeiros dias consecutivos do afastamento, e o INSS assumirá o pagamento a partir do 16º dia do afastamento (desde que o empregado se enquadre como segurado, ou a doença não exigir carência).

Já no caso do empregado doméstico, o pagamento do salário fica à cargo do INSS desde o primeiro dia de afastamento (desde que o empregado se enquadre como segurado).

Existem, no entanto, peculiaridades a serem observadas pelo empregador quando do afastamento do empregado por motivo de doença, que devem ser analisados caso a caso.

Ficou com alguma dúvida? Procure um advogado de sua confiança.

Mais informações: https://www.mnladvocacia.com.br//afastamento-por-motivo-de-saúde-doenca-9.html

  • Sobre o autorcontato@mellerlizott.adv.br
  • Publicações65
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações372
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/afastamento-por-motivo-de-saude-doenca/1147039294
Fale agora com um advogado online