jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Afinal, é possível o reconhecimento do acusado através de fotografias?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos
13
0
2
Salvar

Em que pese o reconhecimento do acusado através de fotografias não encontre previsão legal, seja em virtude do princípio da busca da verdade, seja por força do princípio da liberdade na produção das provas, tem sido admitido pela doutrina e jurisprudência, sendo considerado espécie de prova inominada.

De acordo com o STF, é possível a utilização do o reconhecimento do acusado através de fotografias, desde que observado os seguintes requisitos:

A) não seja utilizada de forma isolada;

B) esteja em consonância com os demais elementos probatórios;

C) seja observado o procedimento do reconhecimento de pessoas (art. 226 do CPP).

Nesse sentido:

HABEAS CORPUS. PROVA. RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO. O reconhecimento fotográfico tem valor probante pleno quando acompanhado e reforçado por outros elementos de convicção. Habeas corpus indeferido. (STF - HC: 74267 SP, Relator: FRANCISCO REZEK, Data de Julgamento: 26/11/1996, Segunda Turma, Data de Publicação: DJ 28-02-1997 PP-04064 EMENT VOL-01859-01 PP-00196)

Ademais, da mesma maneira que tem se admitido o reconhecimento fotográfico, também tem sido usado como prova inominada o reconhecimento fonográfico, conhecido como "clichê fônico".

Bibliografia: Renato Brasileiro.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores760
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2224
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/afinal-e-possivel-o-reconhecimento-do-acusado-atraves-de-fotografias/366327826
Fale agora com um advogado online