jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Afinal, o Brasil é Presidencialista ou Parlamentarista?

Ouça essa notícia também em nosso PODCAST.

há 5 anos
2
0
2
Salvar

Qual é o sistema de governo adotado no Brasil?

Segundo o art. 76 de nossa Constituição Federal, o Brasil adota o sistema Presidencialista.

Mas você sabia que o Brasil quase foi parlamentarista?

Para explicar melhor essa situação, teremos que voltar na história lá para o ano de 1987. Naquele tempo estava instalada a chamada Assembleia Nacional Constituinte, órgão responsável pela elaboração do texto da nova Constituição Federal.

Ali, vários parlamentares constituintes expuseram sua preferência pelo parlamentarismo como Mário Covas, Roberto Freire e Fernando Henrique Cardoso. Todavia, houve quem se posicionasse contra, por exemplo, o então deputado constituinte Luís Inácio Lula da Silva – favorável ao presidencialismo.

Após muita deliberação acerca de qual seria o sistema de governo a ser adotado na nova Constituição brasileira venceu o parlamentarismo na comissão de sistematização.

No entanto, “aos 47 minutos do segundo tempo”, ao ser levado o tema ao Plenário venceu o Presidencialismo.

Diversas foram as versões para essa "reviravolta".

A mais verossímil indica que o Presidente José Sarney era contra o parlamentarismo, até mesmo porque junto com isso articulava-se a redução de seu mandato presidencial de 6 (seis) para 4 (quatro) anos.

Por causa disso, Sarney teria jogado pesado com seu poder político, distribuindo cargos, emendas no orçamento e até mesmo distribuindo a concessão de rádios e TV’s às lideranças políticas para formar uma base aliada no Congresso, formando-se o chamado “centrão”.

Há quem diga, aliás, que esse foi o nascimento de uma prática corriqueira na política brasileira apelidada de “toma-lá-dá-cá” e também o surgimento do chamado "Presidencialismo de Coalizão", no qual o Presidente da República acaba se envolvendo numa "troca de favores" com os parlamentares, "negociando" apoio político para a formação de uma maioria no Congresso Nacional.

No final das contas, o sistema de governo aprovado no plenário da constituinte foi o Presidencialismo, mas toda a formatação política da nova Constituição foi preparada e construída para um regime parlamentarista.

Conclusão:

Talvez seja por isso que o nosso sistema de governo seja até hoje um Presidencialismo "pero no mucho", já que o Presidente da República fica muito à mercê do Congresso Nacional, perpetuando-se o famigerado sistema brasileiro de "troca de favores" ou "toma-lá-dá-cá".

E aí, gostou? Comente e deixe sua opinião!

Quer saber mais histórias e curiosidades sobre a nossa atual Constituição Federal? Acesse o link abaixo para ler o artigo completo:

https://fernandomagalhaescosta.jusbrasil.com.br/artigos/764596927/a-constituição-federal-de-05-de-outubro-de-1988

Ouça também essa notícia através de nosso PODCAST: https://anchor.fm/fernando_magalhaes_costa/episodes/Sistema-de-governo-Presidencialista-ou-Parlament...





  • Publicações362
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3317
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/afinal-o-brasil-e-presidencialista-ou-parlamentarista/770121560
Fale agora com um advogado online