jusbrasil.com.br
2 de Junho de 2024

Anciã de 101 anos será indenizada por movimentação indevida em sua conta bancária na CEF

Publicado por Espaço Vital
há 16 anos
0
0
0
Salvar

A 5ª Turma do TRF da 1ª Região concedeu a duas correntistas - titulares de conta conjunta da Caixa Econômica Federal - o direito a receberem indenização por danos matérias e morais, devido a saques indevidos efetuados em sua conta-corrente.

Contam as duas correntistas, que residem no Estado da Bahia - uma delas nascida em 1907, que notaram saques, não feitos por elas próprias, no extrato de sua conta bancária, e tiveram que sacar os valores da poupança para dar cobertura à conta-corrente. Verificaram, então, junto à CEF, que houve extravio do cartão desta conta, o qual deveria ter sido entregue pelos Correios.

A CEF, por sua vez, disse não ter culpa no ocorrido, pois o cartão é enviado pelos Correios, e não há como garantir que seja entregue nas mãos do correntista. Disse que o sistema utilizado de carta registrada, o AR, é apenas uma forma de tentar assegurar que isso seja feito. Mas a CEF nada apresentou como prova a seu favor.

Assim, a turma julgadora confirmou que a indenização por dano material é incontestavelmente devida. De acordo com o voto do relator, juiz federal convocado Marcelo Albernaz, "a ocorrência de movimentação em conta bancária cuja autoria é negada por seu titular, caracteriza prestação defeituosa do serviço bancário (evidenciada pela não identificação dos responsáveis), obrigando a instituição financeira a indenizar os respectivos danos, independentemente da comprovação de culpa ou dolo (art. 14 , Lei n. 8.078 /90)".

Quanto aos danos morais, prevaleceu o voto do desembargador federal, Sebastião Fagundes de Deus, que estabeleceu o valor de cinco mil reais, a ser pago a cada correntista, para reparar o dano moral. (Proc. nº2001.33.00001071- 1 /BA - com informações do TRF-1).

  • Publicações23538
  • Seguidores516
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações94
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ancia-de-101-anos-sera-indenizada-por-movimentacao-indevida-em-sua-conta-bancaria-na-cef/102012
Fale agora com um advogado online