jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Autoridades dos EUA dizem que Líbia aprovou ação de forças especiais

Publicado por Folha Online
há 11 anos
0
0
0
Salvar

MICHAEL S. SCHMIDT

ERIC SCHMITT

DO "NEW YORK TIMES", EM WASHINGTON

O governo da Líbia nas últimas semanas aprovou tacitamente duas operações de forças especiais norte-americanas no país, de acordo com importantes funcionários do governo dos Estados Unidos: uma para capturar um importante militante da Al Qaeda e outra para capturar um líder de milícia suspeito de ter executado o ataque de 11 de setembro de 2012 contra a missão diplomática norte-americana em Benghazi.

Nazih Abdul Hamed al-Ruqai, o líder da Al Qaeda, foi capturado por soldados das forças especiais dos Estados Unidos no sábado em Trípoli, em uma ação que os norte-americanos esperavam manter secreta mas sobre a qual informações vazaram para a mídia. A ação foi alvo de intensas queixas das autoridades líbias, que a definiram como sequestro e alegaram não ter qualquer envolvimento com o ataque.

Ainda que os funcionários norte-americanos esperassem que o governo líbio alegasse não ter qualquer informação sobre a operação, o vazamento de informações sobre ela despertou preocupações de que o suspeito pelo ataque em Benghazi, Ahmed Abu Khattala, agora esteja informado de que os Estados Unidos têm capacidade de conduzir operações na Líbia.

Não está claro o motivo para os comandantes das forças militares norte-americanas não tenham conduzido simultane...

Ver notícia na íntegra em Folha Online

  • Publicações59868
  • Seguidores38
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações23
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/autoridades-dos-eua-dizem-que-libia-aprovou-acao-de-forcas-especiais/100706026
Fale agora com um advogado online