jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Banco do Brasil condenado após atraso de compensação de Alvará Judicial

Advogado soteropolitano ganha R$ 10.000,00 após reforma da sentença pela Turma Recursal

há 7 anos
11
0
5
Salvar

Indignado com o recorrente atraso de pagamento de alvarás judiciais, o advogado baiano, David Oliveira da Silva, ajuizou ação em face do Banco do Brasil. No caso específico, o atraso já tinha superado 04 dias do prazo estipulado pela instituição financeira para compensação, 02 dias úteis.

Em seus argumentos, trouxe a tona o teor da Súmula Vinculante 47 do STF, que dispõe sobre a natureza alimentar dos honorários advocatícios.

Na sentença, o Juízo a quo inferiu que o atraso no pagamento não configurou nada além de mero dissabor ou aborrecimento, afastando a indenização.

Inconformado, o advogado interpôs Recurso Inominado, visando a reforma da sentença, o que ocorreu.

Baseado na Súmula já citada, o Relator da Quinta Turma Recursal do Estado da Bahia, Dr Rosalvo Vieira, modificou a sentença, reconhecendo o dano moral acometido ao advogado, condenando a instituição financeira ao pagamento de R$ 10.000,00 (dez mil reais), o que surge como resposta significativa ao descaso sistemático do Banco do Brasil para com os advogados da Bahia, configurando precedente simbólico para toda a advocacia da capital baiana.

Referência: Processo 0101991-45.2016.8.05.0001

  • Publicações1
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2164
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-do-brasil-condenado-apos-atraso-de-compensacao-de-alvara-judicial/450016815
Fale agora com um advogado online