jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Bipolaridade não é crime nem ao civil nem ao militar.

há 9 anos
1
0
0
Salvar

Doença não é crime, igualmente não é crime militar. O militar acometido por doença mental (no caso, transtorno afetivo bipolar) durante a permanência nas Forças Armadas, tem direito à reforma, independentemente de comprovação do nexo causal entre a moléstia e a prestação do serviço militar, forte no art. 108, V, da Lei n.º 6.880 /80. 2.

Ademais, em se tratando de doença mental, na forma do art. 108, inciso V, da Lei n.º 6.880 /80, o nexo de causalidade não constitui requisito para a reforma ex officio, uma vez que, como se sabe, durante a prestação do serviço militar o soldado é submetido a forte hierarquia e a pressões significativamente mais intensas do que as que experimenta no cotidiano da vida civil, dada a rigidez própria do meio, não se podendo desconsiderar tais fatores como causas determinantes para a eclosão ou para o agravamento da moléstia.

Compactuo desta decisão fundada em flexível e sensíveis precedentes.

  • Sobre o autoradvogada,correspondente,parecerista,professora,escritora
  • Publicações8
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações374
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bipolaridade-nao-e-crime-nem-ao-civil-nem-ao-militar/205210471
Fale agora com um advogado online