jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Call center e a conduta abusiva a consumidor

TJ/SP manteve a multa aplicada pelo Procon à Sky Brasil por infringir as normas que tutelam as relações de consumo

Publicado por Perfil Removido
há 7 anos
6
1
8
Salvar

Quando precisamos entrar em contato com uma empresa de telefonia ou de TV por assinatura, por exemplo, já é certo que iremos ficar aguardando em linha por vários minutos e ate mesmo por horas, na tentativa de reclamar sobre fatura ou problema técnico, e ate mesmo cancelamento do serviço.

O consumidor é tratado como um "indigente" por essas empresas. Já não bastasse a demorar no atendimento, ainda temos que tolerar aquelas propagandas e informações indesejadas quando ficamos aguardando para ser atendido por alguém que não sabemos se vai resolver o nosso problema. E quando menos esperamos, a ligação cai.

Os call centers são empresas que representam outras empresas do mercado. Se você nunca trabalhou ou visitou uma empresa de call center, com certeza você não sabe o quanto é estressante e desgastante esse ambiente de trabalho.

A veiculação de propaganda durante a espera, fere o artigo 39 do CDC. Essas empresas de telefonia ou TV por assinatura, ferem as normas que tutelam as relações de consumo. E mesmo que sejam punidas com multas, elas parecem não se importar.

O que poderia trazer maior tranquilidade ao consumidor que precisa de uma atendimento rápido e eficiente, sem a necessidade de se deslocar ate uma loja física, parece mais com um filme de terror. Uma sensação de medo, desconfiança, ódio e indignação. Antes mesmo de pegar o telefone para ligarmos para uma empresa de call center, já ficamos receosos e invulneráveis.

Exemplo do desrespeito contra o consumidor foi a denuncia do Procon de SP que apontou 29 ligações realizadas pelo mesmo consumidor no período sete dias e em todas elas o cliente teve que ficar aguardando em linha ouvindo propagandas sobre o produto. O abuso ficou caracterizado e o órgão ingressou com ação contra a empresa e estabeleceu multa de R$50 mil.

Empresas grandes que existem no mercado, como por exemplo, a sua operadora de telefonia celular preferida, tem desrespeitado o CDC.

Coibir esses abusos contra o consumidor tem sido rotina entre o Procon e a Anatel. Mas onde esta o problema? Por que que mesmo com aplicação de multas altíssimas essas empresas não melhoram a prestação de serviços? O que esta errado? Será que o problema é dos call centers?


___

Vide notícia em Migalhas

  • Publicações61
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações736
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/call-center-e-a-conduta-abusiva-a-consumidor/447813414
Fale agora com um advogado online