Call center e a conduta abusiva a consumidor
TJ/SP manteve a multa aplicada pelo Procon à Sky Brasil por infringir as normas que tutelam as relações de consumo
Quando precisamos entrar em contato com uma empresa de telefonia ou de TV por assinatura, por exemplo, já é certo que iremos ficar aguardando em linha por vários minutos e ate mesmo por horas, na tentativa de reclamar sobre fatura ou problema técnico, e ate mesmo cancelamento do serviço.
O consumidor é tratado como um "indigente" por essas empresas. Já não bastasse a demorar no atendimento, ainda temos que tolerar aquelas propagandas e informações indesejadas quando ficamos aguardando para ser atendido por alguém que não sabemos se vai resolver o nosso problema. E quando menos esperamos, a ligação cai.
Os call centers são empresas que representam outras empresas do mercado. Se você nunca trabalhou ou visitou uma empresa de call center, com certeza você não sabe o quanto é estressante e desgastante esse ambiente de trabalho.
A veiculação de propaganda durante a espera, fere o artigo 39 do CDC. Essas empresas de telefonia ou TV por assinatura, ferem as normas que tutelam as relações de consumo. E mesmo que sejam punidas com multas, elas parecem não se importar.
O que poderia trazer maior tranquilidade ao consumidor que precisa de uma atendimento rápido e eficiente, sem a necessidade de se deslocar ate uma loja física, parece mais com um filme de terror. Uma sensação de medo, desconfiança, ódio e indignação. Antes mesmo de pegar o telefone para ligarmos para uma empresa de call center, já ficamos receosos e invulneráveis.
Exemplo do desrespeito contra o consumidor foi a denuncia do Procon de SP que apontou 29 ligações realizadas pelo mesmo consumidor no período sete dias e em todas elas o cliente teve que ficar aguardando em linha ouvindo propagandas sobre o produto. O abuso ficou caracterizado e o órgão ingressou com ação contra a empresa e estabeleceu multa de R$50 mil.
Empresas grandes que existem no mercado, como por exemplo, a sua operadora de telefonia celular preferida, tem desrespeitado o CDC.
Coibir esses abusos contra o consumidor tem sido rotina entre o Procon e a Anatel. Mas onde esta o problema? Por que que mesmo com aplicação de multas altíssimas essas empresas não melhoram a prestação de serviços? O que esta errado? Será que o problema é dos call centers?
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Vide notícia em Migalhas