jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

CCJ Do Senado Aprova Proposta De Lei Para Que Juízes E Advogados Sentem No Mesmo Patamar Nas Audiências.

Publicado por Jusdecisum
há 5 anos
22
3
8
Salvar


O Projeto de Lei nº 3.528/19 foi aprovado, no dia 11/09/2019, pela CCJ do Senado, cujo texto altera o artigo do EOAB, instituindo que juízes e advogados fiquem sentados na mesma posição durante as audiências, ou seja, na mesma distância e no mesmo piso.

A iniciativa do PL foi do Deputado Federal Carlos Bezerra do Partido MDB.

A justificativa do deputado para a proposta foi que “a paridade de armas” entre as partes deveria prevalecer em todos procedimentos jurisdicionais, sejam contenciosos ou voluntários. Em rápidas palavras, pode-se dizer que paridade de armas é a igualdade de tratamento entre as partes no curso do processo, em relação ao exercício de direitos e faculdades, aos meios de defesa, aos ônus e deveres, à oportunidade de manifestação e à aplicação de sanções processuais. Essa igualdade alcança a posição topográfica dos patronos dos contendores, que não pode ser privilegiada em relação a nenhum deles, seja no que se refere à proximidade ou ao distanciamento do juiz, seja no que concerne à visibilidade.”

O artigo do EOAB também prevê que não há hierarquia entre magistrados, promotores de justiça e advogados, portanto não há qualquer fundamento para que os assentos de promotores e juízes nas salas de audiências sejam superiores aos dos advogados.

O deputado mencionou, ainda, na sua justificativa o Projeto de Lei Complementar nº 179/2012 que estabelecia à paridade de posição topográfica de membros do Ministério Público e advogados nas audiências judiciais, contudo o projeto foi considerado formalmente inconstitucional e antijurídico.

Quanto ao Projeto de Lei nº 3.528/19 Carlos Bezerra entende que os mesmos vícios que acometeram o Projeto de Lei Complementar nº 179/2012 não prevalecerão “em relação à regulamentação da matéria no que toca aos advogados, por não se tratar de matéria com cláusula de reserva de iniciativa.”

Sendo o Projeto de Lei aprovado, este seguirá para votação no plenário do Senado e não havendo nenhuma alteração no texto será enviado para sanção do Presidente Jair Bolsonaro.

Veja Também:

==>>Correção do FGTS - Como advogados devem proceder para buscar a correção do FGTS para seus clientes ! [Ler]

==>> Como entrar com pedido de restituição de cobrança indevida de ICMS na conta de luz para seus clientes !

==>> Site disponibiliza E-Book Vade Mecum de Jurisprudência Penal do STJ e STF em questões comentadas, veja como obter o seu.

==>> Especialistas em Direito Processual que integraram a comissão de elaboração do CPC 2015 laçam curso de atualização sobre o Novo Código, veja como se inscrever.

  • Sobre o autorJusdecisum, onde os tribunais se encontram
  • Publicações440
  • Seguidores199
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações826
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-do-senado-aprova-proposta-de-lei-para-que-juizes-e-advogados-sentem-no-mesmo-patamar-nas-audiencias/757769430
Fale agora com um advogado online