jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

CNJ anula escolha de membros de Turmas Recursais no TJRN

0
0
0
Salvar

Por unanimidade, o plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anulou, nesta terça-feira (11/10), a deliberacao do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), de janeiro deste ano, que resultou na escolha dos atuais membros das Turmas Recursais dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Comarca de Natal.

A decisão do CNJ preserva a situação dos magistrados que foram escolhidos por antiguidade, somente atingindo os nomeados pelo critério de merecimento. O CNJ também determinou que o Tribunal, num prazo de 30 dias, realize nova deliberação, observando, rigorosamente, a Resolução 45/2010, baixada pelo próprio TJRN. Até lá, deve ser mantida a atual composição das Turmas Recursais, da mesma forma que os efeitos dos julgamentos realizados.

O plenário do CNJ concluiu que o TJRN não cumpriu os preceitos de sua Resolução 45/2010. Essa norma estabelece que a escolha dos juízes para as Turmas Recursais dos Juizados Especiais deve ser feita entre os magistrados de Terceira Entrância daquele estado, por critérios de antiguidade e merecimento, alternadamente, para mandatos de dois anos. De acordo com a mesma resolução, deve também ser observado o sistema de rodízio, e resguardada 1 vaga para juiz dos Juizados Especiais em cada Turma.Coube ao conselheiro Sílvio Luís Ferreira da Rocha a relatoria do Procedimento de Controle Administrativo 0003755-76.2011.2.00.000, protocolado pela Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN) . Em seu voto, que veio a ser seguido pelo plenário, o conselheiro concluiu que não foi observada a regra do rodízio, na medida em que a escolha contemplou magistrados que, em data anterior, integraram as Turmas Recursais.

O relator atestou ainda que o TJRN não elaborou listas independentes entre os magistrados de Terceira Entrância e os titulares dos Juizados Especiais, mas uma lista

única, contrariando sua Resolução 45/2010.

Fonte: Agência CNJ de Notícias

  • Publicações481
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-anula-escolha-de-membros-de-turmas-recursais-no-tjrn/2876797
Fale agora com um advogado online