jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Conselho de Ética decide processo contra João Carlos Bacelar, acusado de nepotismo

Publicado por Câmara dos Deputados
há 12 anos
0
0
0
Salvar

Começou há pouco a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara para votar o parecer do deputado Guilherme Mussi (PSD-SP) que propõe o arquivamento da representação contra o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA). Os integrantes começaram a votar o parecer. Dos 21 membros, 15 estão presentes. A votação é nominal.

Bacelar é acusado, em representação da Mesa Diretora com base em ofício do Psol, de nepotismo cruzado, utilização irregular de secretário parlamentar e negociação escusa entre parlamentar e servidor.

Mussi disse que os fatos apontados na representação não foram comprovados. O ofício do Psol se baseia em reportagem da revista Veja, de outubro do ano passado, segundo a qual Bacelar teria empregado no gabinete dele, como secretárias parlamentares, a mãe e a irmã do deputado estadual da Bahia Nelson Leal.

Em troca, Leal teria dado emprego à mãe e a um tio de Bacelar. Além disso, uma das pessoas empregadas no gabinete do deputado federal seria "laranja" dele em uma emissora de rádio na Bahia e empregada doméstica de sua família.

João Carlos Bacelar negou as acusações e acusou a irmã dele, Lílian, autora das denúncias e com quem trava uma disputa judicial por herança, de querer atacar seu "capital político". Guilherme Mussi apresentou seu parecer no último dia 11. Ele considerou a denúncia inepta e pediu o arquivamento da representação.

A reunião ocorre no Plenário 13.

Tempo real: 09:48 - Conselho de Ética analisa denúncia de nepotismo cruzado contra Bacelar

  • Publicações97724
  • Seguidores268403
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações575
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-de-etica-decide-processo-contra-joao-carlos-bacelar-acusado-de-nepotismo/3183486
Fale agora com um advogado online