jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

Contratação para exercício de função pública sem concurso é inconstitucional, defende PGR

Em parecer, Rodrigo Janot é a favor de ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo governador de Minas Gerais

há 9 anos
0
0
0
Salvar
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer pela procedência de ação direta de inconstitucionalidade (ADI 5251) proposta pelo governador do Estado de Minas Gerais contra a Lei Estadual 10.254/90, que dispõe sobre designação para exercício de função pública, sem concurso público, para suprir comprovada necessidade de pessoal na administração pública da unidade federativa.

Segundo o governador de Minas Gerais, a lei contraria os princípios constitucionais da isonomia, impessoalidade, moralidade administrativa, concurso público e regras de contratação temporária por excepcional interesse público, previstos no artigo da Constituição da República.

No parecer, Janot reafirma que a exigibilidade de concurso para seleção de ocupantes de cargos, empregos e funções públicas visa concretizar os princípios republicanos da isonomia, impessoalidade, moralidade administrativa e eficiência. Ele esclarece, ainda, que as duas exceções são a nomeação para cargos de provimento em comissão, declarados em lei de livre nomeação e exoneração; e contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

O procurador-geral da República ressalta, ainda, que a lei institui nova forma de investidura no serviço público estadual, absolutamente diversa das hipóteses constitucionalmente previstas, o que viola frontalmente os preceitos constitucionais.

O parecer será analisado pelo ministro Luiz Fux, relator da ADI no STF.

Íntegra do parecer.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
facebook.com/MPFederal
  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contratacao-para-exercicio-de-funcao-publica-sem-concurso-e-inconstitucional-defende-pgr/242145540
Fale agora com um advogado online