jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Contrato Administrativo e Subcontratação

Exceção aos limites legais e abertura para investimento direto.

Publicado por Andre Meira
há 8 anos
1
0
0
Salvar

A constituição de Sociedade em Conta de Participação pela empresa contratada que executa contrato administrativo, desde que respeitados os aspectos jurídicos inerentes ao tipo societário das SCP´s, não caracteriza subcontratação do objeto do contrato principal, não implicando violação às restrições previstas nos arts. 72 e 78, inciso VI, da Lei 8.666/1993.

No entendimento mais recente do Tribunal de Contas da União, contido no Acórdão TCU nº 1808/2016 Plenário, proferido em sede de Pedido de Reexame da relatoria do Ministro Benjamim Zymler, tais sociedades são consideradas espécies societárias não personificadas de caráter estritamente financeiro, já que as únicas obrigações existentes entre os seus sócios são participar dos resultados e contribuir com as despesas sociais relativas ao objeto, nos termos do contrato social.

  • Publicações2
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações191
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-administrativo-e-subcontratacao/370410671
Fale agora com um advogado online