jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Contribuição destinada ao SENAR é válida

há 6 meses
1
0
0
Salvar

Em 08/11/2023, transitou em julgado a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a Contribuição destinada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, proferida no âmbito do Recurso Extraordinário nº 816.830.

A temática discutida foi a análise da constitucionalidade da incidência da Contribuição ao SENAR sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural.

A tese de repercussão geral fixada está enunciada no Tema 801, com a seguinte redação: “É constitucional a contribuição destinada ao SENAR incidente sobre a receita bruta da comercialização da produção rural, na forma do art. da Lei nº 8.540/92, com as alterações do art. da Lei 9.528/97 e do art. da Lei nº 10.256/01”.

Ou seja, ficou mantida a cobrança da Contribuição ao SENAR, com alíquota de 0,2% e incidente sobre a receita bruta do produtor rural pessoa física, sob o entendimento de guardar conformidade com a Constituição Federal.

Todas as esferas da Justiça Federal ficam vinculadas ao posicionamento que foi firmado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal, não podendo decidir de maneira diversa, já que o julgamento do Recurso Extraordinário nº 816.830 foi realizado sob o rito da repercussão geral.

  • Sobre o autorLucianne Coimbra Klein, Consultora e Advogada Tributário e Cível
  • Publicações89
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contribuicao-destinada-ao-senar-e-valida/2052667432
Fale agora com um advogado online