jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Corpo estranho visualizado em produto gera indenização por danos morais ao consumidor

Decisão recente da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça trata sobre o assunto

Publicado por D Advocacia
há 4 anos
1
0
0
Salvar

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça garantiu ao consumidor indenização por danos morais em razão da visualização de um corpo estranho no produto.

No presente caso, a cerveja estava com carteira de cigarros.

O autor promoveu uma festa comemorativa e, ao servir cerveja, constatou que, no interior de uma garrafa, havia uma carteira de cigarros. Ele não chegou a abrir a garrafa, alertado por um dos convidados.

Em 1º e 2º grau, não houve a condenação da empresa, com base no entendimento de que, embora constatado o vício no produto, a ausência de ingestão leva a um mero dissabor vivenciado pelo consumidor, sem gerar o direito ao pedido indenizatório.

Por tal motivo, o Autor recorrer ao STJ.

Já no STJ, a ministra Nancy Andrighi, relatora, não é necessário que o consumidor tenha de fato ingerido a bebida para que o abalo moral seja configurado.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o fabricante é responsável por vícios de qualidade ou quantidade em seus produtos.

Assim, cabe indenização nos casos em que a mercadoria se apresentar imprópria ou inadequada para o consumo.

A compra de produto que contém corpo estranho, por si só, já gera dano moral, independentemente de haver a sua ingestão, diante do potencial risco de dano à saúde do consumidor. ⠀

Texto: Sergio Dondeo Fonte: STJ Processos: REsp 1.801.593 e REsp 1768009

  • Publicações22
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações240
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corpo-estranho-visualizado-em-produto-gera-indenizacao-por-danos-morais-ao-consumidor/795757166
Fale agora com um advogado online