jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Corregedoria Eleitoral divulga os números das propagandas eleitorais irregulares em Alagoas

0
0
0
Salvar

A Corregedoria Regional Eleitoral de Alagoas divulgou o levantamento estatístico das ocorrências (autos de constatação e apreensões) de propaganda eleitoral antecipada ou irregular verificadas em todo o Estado até o dia 23.10.2010. Tais ocorrências foram compiladas a partir dos dados oferecidos pelos Juízes das Zonas Eleitorais e pelos Juízes membros da Comissão de Repressão aos Delitos Eleitorais ao Corregedor Regional Eleitoral, Juiz Federal Raimundo Alves de Campos Júnior.

É o seguinte o quadro de estatística das ocorrências:

Natureza da Propaganda Irregular

Número

Propaganda irregular às margens de vias públicas.

651

Que perturbe o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos.

35

Instalação e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som em distância inferior a 200 metros (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º, I a III)

6

Em bens cujo uso dependa da cessão ou permissão do poder público, nos bens de uso comum e nos locais de livre acesso à população, bem como em árvores e jardins localizados em áreas públicas.

420

Que implique oferecimento, promessa ou solicitação de dinheiro, dádiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza

3

Colocação de placas, cartazes ou outro tipo de propaganda eleitoral em bens particulares, em tamanho, características ou quantidade que possa configurar uso indevido.

57

Cavaletes, bonecos e mesas de distribuição de material em horário indevido ou que dificultem o trânsito de pedestres.

127

Fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições que excedam 4m2 (quatro metros quadrados).

91

Total

1390

Segundo o Juiz Corregedor do TRE-AL, “esse número, que já é bastante elevado (1390), tende a crescer na medida em que se aproxima o 2º Turno, quando, infelizmente, ainda são afixadas novas propagandas eleitorais irregulares, principalmente às margens das rodovias e em local de acesso a público (pontos comerciais, por exemplo)”. Ele esclarece, contudo, que o TRE-AL está atento para inibir qualquer propaganda que desrespeite a legislação e que as multas a serem impostas variam entre R$ 2 mil e R$ 8 mil.

Por último, reafirma o Corregedor Regional Eleitoral que “a Justiça Eleitoral tem por objetivo primordial a realização de eleições com qualidade, transparência, segurança, rapidez, funcionalidade e eficiência, o que é de fundamental importância para o constante aperfeiçoamento do processo democrático”.

  • Publicações1059
  • Seguidores284367
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedoria-eleitoral-divulga-os-numeros-das-propagandas-eleitorais-irregulares-em-alagoas/2442029
Fale agora com um advogado online