jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Crime de dano praticado contra a Caixa Econômica é simples

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos
3
0
0
Salvar

O Superior Tribunal de Justiça (5ª Turma. RHC 57.544-SP, Rel. Min. Leopoldo de Arruda Raposo, julgado em 6/8/2015 - Informativo 567), entende que o dano doloso praticado contra a Caixa Econômica Federal é considerado como crime de dano simples (art. 163, caput, do CP), não podendo ser caracterizado como dano qualificado (art. 163, parágrafo único, III).

Isso porque o legislador, ao prever a redação do referido inciso III não incluiu neste rol as empresas públicas. Portanto, não estando expressamente prevista a empresa pública no artigo 163, parágrafo único, III, do Código Penal, não é possível incluí-la por meio de interpretação uma vez que isso seria realizar analogia em prejuízo ao réu, o que não é permitido no Direito Penal.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores770
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1224
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crime-de-dano-praticado-contra-a-caixa-economica-e-simples/263947710
Fale agora com um advogado online