jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Curso d'água canalizado não é APP

Concedida a segurança para impetrante construir sem observar a margem não edificável de 30m do Código Florestal

Publicado por Ramon Krüger
há 6 anos
2
0
0
Salvar

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou sentença de Mandado de Segurança que tramitou na Comarca de Joinville/SC e que concedeu a segurança pleiteada por impetrante para afastar a exigência de margem não edificável de 30 metros de curso d'água canalizado/tubulado pertencente ao sistema urbano de drenagem pluvial.

Entenderam os Desembargadores que no caso fático deveria ser afastada a aplicação do Código Florestal (Lei Federal 12.651/2012) e a Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei Federal 6.766/1979), reconhecendo que o imóvel está em área urbana consolidada e sem riscos (enchente, deslizamento, etc.) e margeando curso d'água não mais natural (atividades de canalização e tubulação). Foi aplicada a legislação Estadual (em competência supletiva da matéria, afastando área de APP) e permitindo a aplicação de legislação municipal que exige margem não edificável de 04 metros.

dr Ramon Krüger, OAB/SC 45.375

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações5
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3464
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/curso-d-agua-canalizado-nao-e-app/580826470
Fale agora com um advogado online