jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Defensora ministra palestra sobre comunicação obrigatória em casos de violência contra mulher

há 8 anos
0
0
0
Salvar

A Defensora Pública que atua na Comarca de Várzea Grande, Tânia Regina de Matos, ministrou uma palestra sobre as alterações legais trazidas pela portaria do Ministério da Saúde 1.271/14 no Tribunal do Júri de Rondonópolis na última terça-feira (08). O evento, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, faz parte da programação do dia Internacional da Mulher.

Na oportunidade, a Defensora abordou o tema "Violência contra a Mulher - A importância da notificação compulsória”, regulado pela portaria e Lei nº 10.778/03, que determina a obrigatoriedade da comunicação dos casos de violência contra a mulher às autoridades da saúde das secretarias estaduais e municipais de saúde.

“Os responsáveis pela Vigilância em Saúde de cada esfera de gestão do sistema único de saúde (SUS) devem realizar a notificação não só casos como dengue, chikungunya e zika, mas também toda a suspeita de prática de violência contra a mulher sob pena de prevaricação, artigo 319 do Código Penal. Profissionais de saúde não podem por medo ou receio deixar de fazer a notificação pois estão sujeitos a uma pena de 03 meses a um ano de detenção e multa, caso forem processados", explicou a Defensora.

A legislação prevê que são obrigados a realizar a notificação compulsória todos os profissionais de estabelecimentos de saúde públicos ou privados, de cuidado coletivo como casas de amparo, apoio, abrigo, albergues e ainda estabelecimentos de ensino públicos e privados, para que os gestores públicos obtenham dados seguros a respeito de doenças e violência contra a mulher afim de desenvolver políticas mais eficazes para reduzir os números desses casos.

Paulo Radamés
Assessoria de Imprensa

  • Publicações3773
  • Seguidores104
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensora-ministra-palestra-sobre-comunicacao-obrigatoria-em-casos-de-violencia-contra-mulher/314779568
Fale agora com um advogado online